Goiânia divulga passo a passo para Cadastro Antecipado de matrículas

Prefeitura de Goiânia divulga passo a passo para Cadastro Antecipado de matrículas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou, nesta segunda-feira, 5, a fase de Cadastro Antecipado de matrícula para escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs). O processo de matrícula e solicitação de vagas para 2023 é totalmente on-line. A primeira etapa é o preenchimento de formulário, que está disponível no portal da SME, e o endereço é: www.sme.goiania.go.gov.br.

Caso a tela apresente alguma mensagem, é necessário limpar o histórico de navegação. Para isso, assim que acessar, é necessário apertar as teclas CTRL+F5. Ao entrar no site, clicar no banner “Cadastro Antecipado”. Logo em seguida, nesta etapa, as famílias inserem informações pessoais das crianças e estudantes no sistema da SME e informam se fazem parte dos grupos com prioridade de acesso às vagas na Educação Infantil.

Confiras os passos para o cadastro:

Passo 1

No formulário, que é bem simplificado, são solicitados os dados da criança (Dados do Candidato), incluindo o Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do cartão do SUS, além de contatos telefônicos e endereço com CEP. Além dos dados do candidato, há um campo com o título “Dados do Responsável”, onde é necessário incluir nome, CPF, telefone e grau de parentesco com a criança.

Passo 2

Nesta fase, o solicitante da vaga pode marcar uma das quatro opções de trabalho para que possa ser inserida nos grupos prioritários da Prefeitura de Goiânia:

  • A mãe é trabalhadora autônoma e pode apresentar comprovante de pagamento de contribuição ao INSS ou Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual atualizada;
  • A mãe é trabalhadora e pode comprovar com carteira de trabalho ou contracheque;
  • A mãe é trabalhadora Benefício de Prestação Continuada e pode comprovar com extrato do INSS e cartão de recebimento do BPC;
  • Não é trabalhadora ou não pode comprovar.

Depois de marcar uma das opções, podem ser anexados até cinco documentos para comprovar a situação de trabalho e integrar os grupos prioritários de vagas da Educação Infantil, que correspondem a 50% das vagas, destinadas de acordo com a Portaria número 434, de 26 de outubro de 2021.

Passo 3

Em seguida, são solicitados dados socioeconômicos. Nesta fase, as famílias informam itens referentes à renda, tipo de moradia, como é a fonte de energia elétrica e abastecimento de água, serviço de coleta de lixo e se tem acesso à internet.

Após inserir os dados, é só concordar com termo de aceite e salvar as informações. O sistema abre uma nova tela com um número de protocolo. Para os beneficiários do programa Bolsa Família/Auxilio Brasil, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das CREs, a partir de 05 de dezembro.

Confira o endereço de todas as Coordenadorias Regionais de Educação para confirmação das informações cadastrais em caso de grupos prioritários:

CRE Brasil de Ramos Caiado
Telefones: (62) 3558-5681 / 3558-5684
Endereço: Rua Professor Lázaro Costa, quadra 167, lote 10, Cidade Jardim

CRE Central
Telefones: (62) 3524-1664 / 1729 / 1730
Endereço: Rua 243, quadra 77, lotes 26 a 29, Leste Universitário

CRE Jarbas Jayme
Telefones: (62) 3524-1720 / 1722
Endereço: Rua C-75, quadra APM, lote APM, Setor Sudoeste

CRE Maria Helena Batista Bretas
Telefones: (62) 3524-2490 / 2491
Endereço: Avenida Goiás Norte, quadra 68, lote 01, Setor Urias Magalhães

CRE Maria Thomé Neto
Telefones: 62 3524-5622 / 2202 / 5636
Endereço: Rua C-165, quadra 588, lote APM, Nova Suíça

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp