Press "Enter" to skip to content

Goiânia é a 12ª capital no ranking de competitividade dos municípios

Última atualização 24/08/2023 | 12:56

Goiânia é a 12ª cidade no ranking de competitividade dos municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). As cidades são ranqueadas a partir das notas obtidas em vários aspectos e setores como Educação, Saúde, Telecomunicação, Saneamento, Meio Ambiente, Segurança, Inserção Econômica, entre outros.

De acordo com o CLP, a metodologia para realizar o levantamento é elaborada a partir de amplo estudo de benchmark internacional e de literatura acadêmica especializada sobre o assunto. Desta forma, o estudo é feito em duas etapas: tratamento de dados e ponderação dos indicadores e pilares.

No ranking geral, que considera todos os municípios do País, Goiânia fica em 138º lugar e, considerando apenas os municípios da Região Centro-Oeste, em 2º lugar. As melhores pontuações de Goiânia foram nos quesitos de Capital Humano, Telecomunicações e Acesso à Educação.

Outro município goiano que se destaca no ranking geral de todos municípios brasileiros é Rio Verde. A cidade vem um pouco atrás de Goiânia, em 140º lugar, com melhores pontuações em Telecomunicações, Acesso à Educação, Segurança e Meio Ambiente.

Ainda considerando apenas as capitais brasileiras, os três primeiros lugares ficaram, respectivamente, com Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Da Região Centro-Oeste, Campo Grande (MS) ficou à frente de Goiânia entre as capitais, em 9º lugar.