Goiânia e Aparecida de Goiânia vacinam cães e gatos contra raiva neste sábado, 17

Goiânia e Aparecida de Goiânia vacinam cães e gatos contra raiva neste sábado, 17

A campanha de vacinação antirrábica segue a todo vapor neste sábado, 17, em Goiânia e Aparecida de Goiânia. A capital, por exemplo, disponibiliza 124 pontos de imunização nos Distritos Sanitários Noroeste e Oeste. O atendimento à população será das 08h às 17h. Quem ainda não vacinou o pet precisa se apressar, visto que a campanha, iniciada no dia 03 de setembro, será encerrada no dia 24. Até o momento, 46.662 animais, sendo 40.308 cães e 6.354 gatos já foram imunizados na cidade. 

A capital tem uma população estimada de 210 mil cães e gatos. A meta, conforme a prefeitura, é imunizar ao menos 80% desses residentes. A população que não conseguir levar o pet aos pontos de vacinação durante o final de semana, podem ficar despreocupados. Isso porque a vacina também fica disponível durante toda a semana na Unidade de Vigilância em Zoonoses e no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Casos da doença

Em Goiânia, o último caso de raiva canina foi em 2000, e de raiva humana em 1999. Neste ano, ocorreram dois casos de raiva em gatos, causados pela variante da doença em morcegos. Um caso foi registrado na Chácara Recreio Samambaia, Região Norte, e o outro no Setor Novo Planalto, Região Noroeste, onde também foi registrado um caso de raiva em morcego.

A raiva pode ser transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas, tanto de animais domésticos infectados como de animais silvestres. Morcegos, cavalos e vacas também podem ser fontes de transmissão. No caso de uma possível infecção, a pessoa deve lavar o local com bastante água e sabão e em seguida, procurar uma unidade de saúde para o primeiro atendimento.

Vacinação antirrábica, em Goiânia:

Dia 17/09 – Distrito Noroeste e Distrito Oeste (124 pontos de vacinação)

Dia 24/09 – Distrito Sudoeste (75 pontos de vacinação)

Índice de vacinação nas últimas campanhas

-2019: Não houve campanha de vacinação antirrábica por falta de fornecimento de vacina por parte do Ministério da Saúde.

-2020: 58.435, 36,59% (campanha prejudicada pela pandemia, nem mesmo foi estipulada uma meta).

-2021: 126.031 animais vacinados, sendo 109.644 cães e 16.387 gatos (73,21% da meta foi alcançada).

Vacinação antirrábica, em Aparecida de Goiânia

Assim como a vizinha Goiânia, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia também irá vacinar os pets entre 8h e 17h. A vacinação estará disponível em nove bairros: Cândido de Queiroz, Papillon Park, Cruzeiro do Sul, Bairro Ilda, Jardim Nova Era, Vila Sul, Jardim Maria Inês, Cidade Vera Cruz e Vila Brasília. 

A ação será o penúltimo sábado da campanha de vacinação antirrábica. Desde o dia 27 de agosto a cidade tem passado por diferentes regiões da cidade, sempre aos finais de semana, levando a imunização gratuita aos animais domésticos. O objetivo é facilitar o acesso ao serviço. Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada no setor Pontal Sul, aplica a vacina antirrábica diariamente, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Quem tem mais de cinco animais domésticos também tem a facilidade de agendar a vacinação em domicílio. O agendamento é feito pelos números (62) 3545-5921 e (62) 3545-5922, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O serviço de vacinação domiciliar também atende casos em que os tutores dos animais tenham dificuldade de locomoção, tais como pessoas acamadas e deficientes físicos, ou que têm animais mais agressivos.

Regras

Para receber o imunizante, os cães e gatos precisam ter mais de três meses de idade. Já em relação às fêmeas, elas não podem estar prenhas e nem amamentando. 

Cronograma Aparecida de Goiânia:

UBS Cândido de Queiroz

UBS Papilon Park

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Bairro Ilda

Cais Nova Era

Escola Municipal Rogério Bonifácio

Escola Municipal Giomar Rosa de Oliveira

Escola Municipal Cidade Vera Cruz

Colégio Estadual Professor Gervásio S. Dourado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Nesta sexta-feira, 22, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realizará um concerto gratuito na Paroquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, localizada no Setor Nova Suiça, em Goiânia. Este evento faz parte da série “Relembre o Futuro” e será regido pela maestra associada Mariana Menezes.
 
Durante a apresentação, serão executadas duas obras icônicas da música clássica alemã: a abertura Oberon, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia no 6 em Fa Maior, opus 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven. Ambos os compositores são considerados pilares da música clássica alemã e viveram entre os séculos 18 e 19, um período de grande sucesso para a ópera na Europa.
 
Oberon, uma ópera romântica em três atos, foi composta por Carl Maria von Weber com base no libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland. Já a Sinfonia Pastoral de Beethoven teve o propósito de descrever as sensações experimentadas nos ambientes rurais e é uma das obras mais conhecidas da fase romântica do compositor.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu Franca. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
 
Este concerto gratuito é uma oportunidade única para os amantes da música clássica de Goiânia e região. Com a regência de Mariana Menezes, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma noite memorável, resgatando a essência da música clássica alemã através das obras de Weber e Beethoven.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos