Goiânia e Aparecida seguem com vacinação contra raiva neste sábado, 10

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos, e facilitar o acesso da população aos serviços, Goiânia e Aparecida de Goiânia realizam neste sábado, 10, a vacinação contra raiva.

Goiânia

A Prefeitura de Goiânia disponibiliza 106 pontos de vacinação nos Distritos Sanitários Centro/Campinas e Norte. A campanha teve início no último sábado, 3, e vai até o último sábado do mês, 24, sempre das 8h às 17h.

No primeiro sábado, 3, foram vacinados 21.632 animais, sendo 18.698 cães e 2.925 gatos. O diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Reis, explica a estratégia de trabalho deles: “Dividimos a estratégia de vacinação nos sete Distritos Sanitários, sendo dois por sábado. Com isso, vamos cobrir toda a cidade”.

Além da vacinação aos sábados, durante a semana, também estará disponível na sede dos sete Distritos, na Unidade de Vigilância em Zoonoses, e no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Cronograma de vacinação antirrábica

Dia 10/09 – Distrito Campinas/Centro e Distrito Norte (106 pontos de vacinação)

Dia 17/09 – Distrito Noroeste e Distrito Oeste (124 pontos de vacinação)

Dia 24/09 – Distrito Sudoeste (75 pontos de vacinação)

Aparecida de Goiânia

A campanha de vacinação antirrábica está sendo realizada, em Aparecida, desde 27 de agosto. No total, a mobilização abrange mais de 50 postos espalhados pela cidade.

Neste sábado, 10, os ações serão feitas nas seguintes unidades: Unidades Básicas de Saúde (UBS) Caraíbas e Bandeirantes, e na Escola Municipal Vilmar G. da Silva, Colégio Estadual Buriti Sereno Garden, Escola Evangélica Maranata, Escola Municipal Levina M. V. de Oliveira, Escola Estadual Simino R. de Siqueira, Escola Municipal Amélia Cândida Brasil e Escola Municipal Ari Caetano da Costa.

Além disso, há aplicação de vacinas diariamente de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h na Unidade de Vigilância em Zoonoses da SMS. Eles também oferecem vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. Para entrar em contato deverá ligar nesses números 3545-5921 e 3545-5922. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Cronograma de vacinação antirrábica

Dia 10/09

UBS Garavelo Park

UBS Caraíbas

UBS Bandeirantes

Escola Municipal Vilmar G. da Silva

Colégio Estadual Buriti Sereno Garden

Escola Evangélica Maranata

Escola Municipal Levina M.V. de Oliveira

Escola Estadual Simino R. de Siqueira

Escola Municipal Amélia Cândida Brasil

Escola Municipal Ari Caetano da Costa

Dia 17/09

UBS Cândido de Queiroz

UBS Papilon Park

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Bairro Ilda

Cais Nova Era

Escola Municipal Rogério Bonifácio

Escola Municipal Giomar Rosa de Oliveira

Escola Municipal Cidade Vera Cruz

Colégio Estadual Professor Gervásio S. Dourado.

Dia 24/09

UBS Parque das Nações

UBS Colina Azul

UBS Independência Mansões

UBS Andrade Reis

UBS Veiga Jardim

UBS Santo André

Escola Municipal Roque Inocêncio

Escola Municipal Olentino Xavier da Costa

Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo

Escola Municipal Deraldo Lisboa

Parque da Família – Avenida Independência

Importância da vacinação dos animais

A capital possui, hoje, uma população estimada em 2010 mil animais entre cães e gatos. Em alerta, o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso diz: “Nossa meta é vacinar 80% desses animais. Até o momento, a procura é considerada boa, mas precisamos que todos levem seus pets aos postos, pois essa é uma doença muito grave, que pode levar à morte dos animais e das pessoas que, porventura, sejam infectadas”, alerta o secretário municipal 

O médico veterinário João Eduardo ressalta que em Aparecida, estima-se que seja necessário vacinar mais de 72 mil animais. Os bichos têm que ter mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando: “Só não se deve vacinar animais doentes, desnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Mas antes da aplicação, nosso pessoal avalia cada caso e orienta os tutores”.

Depois de 44 anos, o Distrito Federal registrou o primeiro caso de raiva humana. Em Goiânia, o último caso de raiva canina foi em 2000, e em 1999 de raiva humana. Neste ano, ocorreram dois casos de raiva em gatos, causados pela variante da doença em morcego. 

João Eduardo por fim enfatiza e alerta: “As pessoas têm atendido ao chamado para trazer seus animais, mas a procura poderia ser maior. Todos devem se atentar sobre onde são os postos a cada sábado e levar seus cães e gatos. A atualização da caderneta de vacinação é muito importante para manter a saúde do animal. A raiva está controlada desde 2012 em Aparecida graças à vacinação, então temos que manter e até ampliar essa proteção, para que essa doença não retorne para o município”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp