Goiânia é destaque no principal evento de cidades inteligentes do Brasil com o Passe Livre

Goiânia será destaque, a partir de segunda-feira, 4, no Connected Smart Cities, principal evento de cidades inteligentes do Brasil. Um dos projetos de relevância que serão apresentados na conferência é o Passe Livre do Trabalhador, iniciativa lançada pelo prefeito Rogério Cruz em 2022 e que é considerada a mais inovadora do país quando o assunto é mobilidade urbana.

O evento ocorrerá em São Paulo e contará com a presença de representantes de cidades como Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Natal, Boa Vista, Palmas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Boa Vista, Palmas e Fortaleza. A inciativa é organizada pelo Connected Smart Cities com o apoio do jornal Estadão. Ao todo serão mais de 5 mil participantes de todos os estados, mais de 300 palestrantes e mais de 50 expositores

O prefeito Rogério Cruz foi convidado para apresentar um dos 50 painéis temáticos que irá discutir propostas de avanço do conceito de cidades inteligentes, com destaque para o Passe Livre do Trabalhador, medida que permite que trabalhadores façam até oito viagens diárias por mês e garante uma economia de 20% para empregadores que adquirem bilhetes do transporte público.

“Goiânia conta com uma gestão cada vez mais conectada. As ações que estamos desenvolvendo para melhorar a mobilidade e o transporte coletivo chamaram a atenção do país”, explica o prefeito. “Estamos superando desafios e inovando com implantação de múltiplas tecnologias, como o Passe Livre do Trabalhador, Meia Tarifa e Cartão Família, além de biometria facial nos ônibus e pagamento da passagem por aproximação de cartão”, acrescenta.

Goiânia: referência em cidade inteligente

Durante o evento, será apresentada a 9ª edição do Ranking Connected Smart Cities, que também é o principal estudo de cidades inteligentes do Brasil com dados e informações de mais de 650 cidades brasileiras. No estudo do ano passado, Goiânia ocupou 25ª posição nacional de cidades mais inteligentes. A posição conquistada pela capital garantiu o selo prata de smart cities e foi decisiva para o convite para o evento.

Outro fator decisivo para que Goiânia fosse considerada um modelo no desenvolvimento de projetos de cidades inteligentes foi o fato do Passe Livre do Trabalhador ter sido premiado, em julho, como melhor iniciativa do setor público que inova e transforma a mobilidade urbana. O prêmio foi entregue pela Connected Smart Cities, consultoria Urucuia e o Portal Mobilidade Estadão.

Oportunidade de negócios

A participação de Goiânia no Connected Smart Cities & Mobility diz respeito ao desenvolvimento de políticas de mobilidade urbana e é uma oportunidade a nível nacional para destacar as potencialidades da capital e fortalecer o turismo de negócios.

A Samsung foi uma das organizações que convidaram representantes do município para visita institucional para a discussão de parcerias de cidades inteligentes para as áreas de educação, saúde, gestão administrativa, segurança pública, transportes e atendimento inteligente ao cidadão. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China também convidou a comitiva de Goiânia para discutir um projeto de cidade-irmã com cidade Xiamem, província de Fujan. A expectativa é atração de investimentos e troca de tecnologia.

Em entrevista ao programa Start Eldorado, do Estadão, para falar sobre a participação no evento, o prefeito Rogério Cruz destacou a importância de trocar experiências e o fato de Goiânia inspirar outros municípios a implantarem projetos inovadores, seja no transporte ou em outros áreas da administração pública.

“Pensamos em um projeto para trazer soluções ao transporte público para garantir o cidadão goianiense o direito de ir e vir. Cidade inteligente é aquela que oferta serviços de qualidade ao cidadão, e nossa cidade tem atraído olhares de todo o País por implantar serviços inovadores, por exemplo, no transporte público”, disse.

Ações que são destaque:

  • Congelamento da Tarifa: R$ 4,30, devido a subsídios de mais de R$ 143 milhões do Governo Estadual, prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
  • Pagamento Modernizado: opção de pagamento via cartão de crédito ou débito por aproximação, que é uma das formas de pagamento mais usadas pelos usuários.
  • Biometria Facial e implementação para beneficiados do programa “Passe Livre” (idosos, deficientes e
    estudantes).
  • Recarga automática, recarga de créditos no cartão Sitpass realizada a bordo dos veículos, uso de bilhetes digitais e cartões eletrônicos.
  • Programa “Bilhete Único”, que é uma modalidade utilizada por cerca de 63% dos usuários.
  • Programa “Passe Livre do Trabalhador”, que é utilizado por mais de 46 mil funcionários beneficiados e conta com quase 2.700 empresas cadastradas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp