Press "Enter" to skip to content

Goiânia é destaque no principal evento de cidades inteligentes do Brasil com o Passe Livre

Última atualização 04/09/2023 | 08:57

Goiânia será destaque, a partir de segunda-feira, 4, no Connected Smart Cities, principal evento de cidades inteligentes do Brasil. Um dos projetos de relevância que serão apresentados na conferência é o Passe Livre do Trabalhador, iniciativa lançada pelo prefeito Rogério Cruz em 2022 e que é considerada a mais inovadora do país quando o assunto é mobilidade urbana.

O evento ocorrerá em São Paulo e contará com a presença de representantes de cidades como Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Natal, Boa Vista, Palmas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Boa Vista, Palmas e Fortaleza. A inciativa é organizada pelo Connected Smart Cities com o apoio do jornal Estadão. Ao todo serão mais de 5 mil participantes de todos os estados, mais de 300 palestrantes e mais de 50 expositores

O prefeito Rogério Cruz foi convidado para apresentar um dos 50 painéis temáticos que irá discutir propostas de avanço do conceito de cidades inteligentes, com destaque para o Passe Livre do Trabalhador, medida que permite que trabalhadores façam até oito viagens diárias por mês e garante uma economia de 20% para empregadores que adquirem bilhetes do transporte público.

“Goiânia conta com uma gestão cada vez mais conectada. As ações que estamos desenvolvendo para melhorar a mobilidade e o transporte coletivo chamaram a atenção do país”, explica o prefeito. “Estamos superando desafios e inovando com implantação de múltiplas tecnologias, como o Passe Livre do Trabalhador, Meia Tarifa e Cartão Família, além de biometria facial nos ônibus e pagamento da passagem por aproximação de cartão”, acrescenta.

Goiânia: referência em cidade inteligente

Durante o evento, será apresentada a 9ª edição do Ranking Connected Smart Cities, que também é o principal estudo de cidades inteligentes do Brasil com dados e informações de mais de 650 cidades brasileiras. No estudo do ano passado, Goiânia ocupou 25ª posição nacional de cidades mais inteligentes. A posição conquistada pela capital garantiu o selo prata de smart cities e foi decisiva para o convite para o evento.

Outro fator decisivo para que Goiânia fosse considerada um modelo no desenvolvimento de projetos de cidades inteligentes foi o fato do Passe Livre do Trabalhador ter sido premiado, em julho, como melhor iniciativa do setor público que inova e transforma a mobilidade urbana. O prêmio foi entregue pela Connected Smart Cities, consultoria Urucuia e o Portal Mobilidade Estadão.

Oportunidade de negócios

A participação de Goiânia no Connected Smart Cities & Mobility diz respeito ao desenvolvimento de políticas de mobilidade urbana e é uma oportunidade a nível nacional para destacar as potencialidades da capital e fortalecer o turismo de negócios.

A Samsung foi uma das organizações que convidaram representantes do município para visita institucional para a discussão de parcerias de cidades inteligentes para as áreas de educação, saúde, gestão administrativa, segurança pública, transportes e atendimento inteligente ao cidadão. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China também convidou a comitiva de Goiânia para discutir um projeto de cidade-irmã com cidade Xiamem, província de Fujan. A expectativa é atração de investimentos e troca de tecnologia.

Em entrevista ao programa Start Eldorado, do Estadão, para falar sobre a participação no evento, o prefeito Rogério Cruz destacou a importância de trocar experiências e o fato de Goiânia inspirar outros municípios a implantarem projetos inovadores, seja no transporte ou em outros áreas da administração pública.

“Pensamos em um projeto para trazer soluções ao transporte público para garantir o cidadão goianiense o direito de ir e vir. Cidade inteligente é aquela que oferta serviços de qualidade ao cidadão, e nossa cidade tem atraído olhares de todo o País por implantar serviços inovadores, por exemplo, no transporte público”, disse.

Ações que são destaque:

  • Congelamento da Tarifa: R$ 4,30, devido a subsídios de mais de R$ 143 milhões do Governo Estadual, prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
  • Pagamento Modernizado: opção de pagamento via cartão de crédito ou débito por aproximação, que é uma das formas de pagamento mais usadas pelos usuários.
  • Biometria Facial e implementação para beneficiados do programa “Passe Livre” (idosos, deficientes e
    estudantes).
  • Recarga automática, recarga de créditos no cartão Sitpass realizada a bordo dos veículos, uso de bilhetes digitais e cartões eletrônicos.
  • Programa “Bilhete Único”, que é uma modalidade utilizada por cerca de 63% dos usuários.
  • Programa “Passe Livre do Trabalhador”, que é utilizado por mais de 46 mil funcionários beneficiados e conta com quase 2.700 empresas cadastradas.