Press "Enter" to skip to content

Goiânia é uma das quatro capitais que vão bater recorde de calor nesta quinta, 16

Última atualização 16/11/2023 | 12:47

Goiânia está entre as quatro capitais que vão bater recorde de calor nesta quinta-feira, 16. Além dela, Brasília, São Paulo e Vitória também vão bater recordes de calor, se considerado o histórico meteorológico de cada uma neste ano, entre 36ºC e 41ºC. 

Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que Manaus, Teresina e Boa Vista são as outras capitais que vão apresentar as maiores temperaturas no País, com temperaturas máximas variando entre 39ºC e 41ºC. 

Cuiabá e Rio de Janeiro podem registrar máximas de 41ºC nesta quinta, Goiânia, Manaus e Teresina podem chegar a 39ºC. De acordo com a estimativa do Inmet, 15 estados brasileiros e o Distrito Federal serão atingidos pela onda de calor total ou parcialmente. O Instituto alerta que tais regiões estão em alerta de “grande perigo”, em razão das altas temperaturas. 

Esta é a quarta onda de calor no Brasil, mas seus efeitos têm sido acentuados pelo El Niño, que começou em junho passado e se estende ainda pelos próximos meses. Nesta sexta-feira, 17, as temperaturas podem continuar em alta no Rio de Janeiro, com 41ºC, em Cuiabá, com 40ºC, e em Campo Grande, com 39ºC. 

Goiás será atingido integralmente pelo fenômeno meteorológico. No feriado, nove municípios goianos registraram temperaturas acima de 38ºC.  Aragarças, Itumbiara, São Miguel do Araguaia, Goiânia, Porangatu, Monte Alegre de Goiás, Pires do Rio, Posse e Goianésia foram as cidades mais quentes. Aragarças e Itumbiara apresentaram níveis de calor em 41ºC.