Capital é a que que tem a maior economia do estado
O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão de Planejamento (IMB/Segplan) divulgou ontem o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios goianos. O estudo mostra que a economia do interior goiano agregou mais valor à produção, entre 2014 e 2015, e abocanhou uma parcela maior (73,1%) na participação do PIB do Estado.
Entre os dez municípios mais ricos do Estado são Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Catalão, Itumbiara, Jataí, Luziânia, São Simão e Senador Canedo. Todos perderam uma pequena porcentagem na formação do PIB total do Estado. A diferença com outros anos foi a entrada de São Simão e a saída de Caldas Novas desse grupo. “ Em 2014, esses mesmos municípios eram responsáveis por 59,90% do PIB goiano. Em 2015, essa fatia caiu para 58,80%, representando R$ 102,170 bilhões”, informou a Segplan.
Os dez menores municípios goianos em relação do PIB de 2015 foram Anhanguera, Jesúpolis, Cachoeira de Goiás, Palmelo, Damianópolis, Teresina de Goiás, Guaraíta, Adelândia, Morro Agudo de Goiás e São Patrício.
Ainda de acordo com a Segplan, os maiores ganhos de participação do PIB vieram dos municípios de São Simão, Minaçu, Rio Verde, Trindade e Cachoeira Dourada. A perda de Goiânia em 2015, na comparação com 2014, foi devido à redução do valor adicionado da indústria de transformação, na atividade de construção civil.
Em 2015, 41,5% dos municípios goianos possuíam atividade de serviços como a mais representativa na economia local. O estudo mostra que a indústria vem perdendo participação econômica, de forma que apenas 8,5% dos municípios goianos a apresentaram como principal atividade produtiva. Nessa atividade, destaca-se o município de São Simão, em que a Indústria representou 89,6% de sua economia, puxada pela geração de energia elétrica.
No ranking dos 100 maiores municípios em PIB do Brasil aparecem duas cidades: Goiânia, na 15ª posição – ganhou uma posição em relação a 2014 – e Anápolis na 65ª. A liderança continua com São Paulo, seguido do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Osasco (SP), Salvador e Fortaleza. Vale ressaltar que entre os municípios das capitais brasileiras, Goiânia ocupa a 11ª posição, mesma do ano anterior.