Goiânia é uma das capitais brasileiras com maior volume de chuvas previstas para esta terça-feira, 2. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão para este primeiro dia útil do ano é de chuvas intensas que podem variar entre 40mm/h a 60mm/h, acompanhadas com rajadas de ventos acima de 60km/h.
A explicação para este volume de chuvas se deve ao corredor de umidade, chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico responsáveis pela chuvas nas regiões do Centro-Oeste e Sudoeste no Brasil, entre o fim da primavera e verão.
Basicamente, o fenômeno consiste em um corredor de umidade que vai do sul da região Amazônica até o Oceano Atlântico, que pode subir ou descer alcançando estados como Bahia e Paraná. Esse corredor é formado por ventos de altos e baixos níveis da atmosfera, junto com uma frente fria, em um centro de baixa pressão.
O Gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou ao Diário do Estado (DE) que apesar dos bons volumes de chuvas, ele não é o mesmo em todas as regiões de Goiás. “Nós tivemos bons volumes de chuvas, mas não foi em todas regiões. A gente pode observar que ontem lá na região noroeste da capital teve um volume mais baixo”, explica.
Segundo o boletim do Cimehgo, o volume alto de chuvas deve permanecer ainda nesta quarta-feira, 3, quando as chuvas podem chegar a 70mm/dia, acompanhadas de rajadas de ventos acima de 60 km/h. Em contrapartida, as temperaturas terão uma queda. Nos municípios frequentemente mais quentes haverá máximas de 32ºC, em Porangatu e Flores de Goiás, e de 33ºC, em Araguapaz.