Nos últimos 60 dias, o descarte irregular de lixo e entulhos em calçadas de Goiânia gerou 16 mil notificações administrativas. O trabalho é realizado pelos orientadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
As orientações são amparadas pelo Código de Posturas do Município que determina a responsabilidade de limpeza e asseio das calçadas ao proprietário. Depois da aplicação, o morador tem até 72 horas para fazer a limpeza. Se a limpeza não for feita, a notificação é encaminhada à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que faz o auto de infração. A multa pode chegar a R$ 5 mil.
Das 16 mil notificações, 10 mil foram feitas em ação conjunta com as equipes de capina e varrição. Aproximadamente 20% foram atendidas de imediato. Outras 5.644 notificações foram feitas pelos agentes de orientação e 596 levadas para a AMMA fazer o auto de infração.
A Comurg explica que o ideal é procurar empresas de containers credenciadas na AMMA para fazer o descarte do material corretamente ou levar os resíduos aos Ecopontos Guanabara, no Jardim Guanabara II e Faiçalville, no Residencial Failçalville.
A Prefeitura é responsável por recolher o resíduo comum/orgânico gerado pela residência. No caso de resíduos de construção civil e galhadas, pequenas quantidades podem ser levadas aos Ecopontos, quantidades maiores é preciso contratar uma empresa credenciada na Amma.
Para descarte de móveis e eletrodomésticos deve entrar em contato pelos telefones 3524-8555 e 9 8596-8555 para fazer o cadastro e o agendamento para o Cata-Treco fazer o recolhimento.