Goiânia: Falta de manutenção em calçadas pode gerar multa

Nos últimos 60 dias, o descarte irregular de lixo e entulhos em calçadas de Goiânia gerou 16 mil notificações administrativas. O trabalho é realizado pelos orientadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

As orientações são amparadas pelo Código de Posturas do Município que determina a responsabilidade de limpeza e asseio das calçadas ao proprietário. Depois da aplicação, o morador tem até 72 horas para fazer a limpeza. Se a limpeza não for feita, a notificação é encaminhada à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que faz o auto de infração. A multa pode chegar a R$ 5 mil.

Das 16 mil notificações, 10 mil foram feitas em ação conjunta com as equipes de capina e varrição. Aproximadamente  20% foram atendidas de imediato. Outras 5.644 notificações foram feitas pelos agentes de orientação e 596 levadas para a AMMA fazer o auto de infração.

A Comurg explica que o ideal é procurar empresas de containers credenciadas na AMMA para fazer o descarte do material corretamente ou levar os resíduos aos Ecopontos Guanabara, no Jardim Guanabara II e Faiçalville, no Residencial Failçalville.  

A Prefeitura é responsável por recolher o resíduo comum/orgânico gerado pela residência. No caso de resíduos de construção civil e galhadas, pequenas quantidades podem ser levadas aos Ecopontos, quantidades maiores é preciso contratar uma empresa credenciada na Amma.

Para descarte de móveis e eletrodomésticos deve entrar em contato pelos telefones 3524-8555 e 9 8596-8555 para fazer o cadastro e o agendamento para o Cata-Treco fazer o recolhimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos