Press "Enter" to skip to content

Goiânia ganha 25 mil novas mudas e Prefeitura planeja plantio de mais 47 mil exemplares

Última atualização 07/08/2023 | 14:22

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realizou um importante trabalho de arborização nos últimos sete meses. Foram plantadas 25 mil unidades de árvores e espécies arbustivas nos canteiros públicos, com o objetivo de alcançar mais de 72 mil plantas até o final de 2023.

No mês de janeiro, a cidade recebeu 8.288 mudas, seguidas por 7.925 mudas em fevereiro. Todas essas mudas foram cultivadas pelos servidores da Comurg, nos quatro viveiros mantidos pelo órgão. Diversos locais, como Praça do Residencial Porto Seguro, Jardim Zoológico, Praça da Vila Redenção, Praça do Residencial Rio Jordão e Parque Municipal Vale do Araguaia, foram contemplados com as novas árvores.

Entre as espécies mais cultivadas e plantadas nesse período estão pau-ferro, pau formiga, ingá branco, peito de pombo, aroeira pimenta, cheflera gigante, embaúba, jenipapo, pata de vaca, sabãozinho, resedá gigante, quaresmeira, croton, ipês, jacarandá mimoso, aroeiras, acácias, oiti e palmeiras variadas.

O presidente da Companhia, Alisson Borges, destaca que investir no plantio de árvores nos espaços urbanos traz uma série de benefícios, incluindo a melhoria da qualidade do ar, o controle da temperatura, a conservação da água, a criação de espaços verdes e a promoção da biodiversidade. “Essa prática é essencial para tornar as cidades mais sustentáveis e habitáveis”, afirma.

Compensação

A força-tarefa da Prefeitura para aumentar o número de árvores nos canteiros públicos também está alinhada com a necessidade de compensar aquelas que são retiradas devido a problemas de saúde ou queda. De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura removeu 3.355 árvores doentes ou caídas nas vias públicas.

Borges ressalta que a compensação realizada, com o plantio de 25 mil novas árvores, é um número expressivo e necessário para manter o equilíbrio urbano e ambiental. “A remoção das mudas ocorre de forma planejada e embasada em laudos técnicos, ou quando há algum risco à integridade física dos cidadãos”, complementou o chefe da Comurg.

 

Locais onde as mudas são cultivadas:

• Viveiro Redenção – Setor Pedro Ludovico Teixeira

• Viveiro Buritis – Residencial Kátia

• Viveiro Nova Esperança – Aterro Sanitário

• Viveiro Meia- Ponte – Jardim Novo Mundo