Goiânia ganha praça sustentável e com wi-fi gratuito

Goiânia ganhou nesta sexta-feira, 22, oficialmente, uma nova praça, denominada Hilarino Vieira. O espaço, localizado na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás, foi construído pelo Grupo Soluti, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, por meio do projeto Adote uma Praça.

Planejada para dar acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, a praça conta com wi-fi gratuito de alta performance e sistema de videomonitoramento com câmeras inteligentes. O espaço público tem cerca de 500 metros quadrados de área útil e, além de áreas de convivência e paisagismo, projetadas pela arquiteta Roberta Cardoso, conta com mesas fixas e moderna iluminação em LED e de piso, para destacar a vegetação.

A preocupação com a sustentabilidade está presente em vários equipamentos da praça. A fonte de energia das luminárias é solar (fotovoltaica), as mesas de jogos e o bicicletário foram construídos com materiais reciclados e os bancos são de madeira de áreas de reflorestamento.

Pelos próximos três anos, a manutenção da praça Hilarino Vieira será de responsabilidade do Grupo Soluti, que reforça a sua prioridade de investir em iniciativas que promovam a sustentabilidade.

Inauguração

A solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta sexta-feira, com a presença do prefeito Rogério Cruz e de várias autoridades municipais. Segundo o prefeito, a parceria estabelecida com o Grupo Soluti é muito importante, pois transforma uma área pública, que não tinha nenhum uso, em mais um espaço de convivência para a população. “Os moradores vizinhos estão felizes porque agora podem aproveitar esse lugar, que vai proporcionar a eles mais qualidade de vida”, enfatizou.

O CEO do Grupo Soluti, Vinicius Sousa, disse ser um privilégio poder contribuir com os cuidados dispensados à cidade e entregar a nova praça à população goianiense, em especial, aos moradores do Jardim Goiás, que ganham mais um espaço para convivência e lazer. “Nossa sensação é de dever cumprido com a nossa cidade. Agradecemos ao vereador Anselmo Pereira e ao prefeito Rogério Cruz, que nos apoiaram nessa iniciativa”, ressaltou.

O nome Hilarino Vieira, segundo Vinícius Sousa, é um reconhecimento ao seu avô, que nasceu na Bahia e se estabeleceu na capital goiana como empreendedor e ajudou na construção da cidade. Sócia-proprietária do Grupo Soluti, Jane Angélica Vieira de Sousa, filha do empreendedor Hilarino Vieira, disse se sentir muito feliz com a homenagem póstuma prestada ao seu pai. “Ele trabalhou muito em Goiânia, onde realizou diversas obras. Dar o seu nome a essa praça é uma honra muito grande para toda a família”, afirmou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos