Goiânia inicia a 15ª semana da testagem de antígeno da Covid-19

Nesta quarta-feira, 11, a Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria de Saúde(SMS), inicia a 15ª semana da testagem de antígeno da Covid-19. A ação será realizada na  na Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes no bairro Goiá, localizada na região Oeste da cidade. Os atendimentos serão feitos nas modalidades drive thru e pedestre, das 8h às 17h. 

O agendamento e acompanhamento da  lista de bairros contemplado pode ser feito pelo site da SMS por meio do link: https://saude.goiania.go.gov.br/goiania-contra-o-coronavirus/testagem-covid-19-agendamento-online-regioes/. No local reservado no site, deve ser informado o CPF e o nome do bairro onde moram e no dia do teste deve ser apresentado o comprovante de endereço.  

Os testes poderão ser realizados por pessoas acima de 12 anos e que não apresentem sintomas. As pessoas que possuem algum sintomas, são orientadas a procurar uma unidade de saúde ou ligar na Central de Orientações sobre Covid-19 para agendar a coleta domiciliar. Central: (62) 3267-6123 Whatapp (62) 98599-0200.

O teste é realizado por meio do material coletado no nariz com swab, que são espécies de hastes flexíveis, o resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.   

Vacinação

As pessoas que testaram negativo, que tiverem indicação, poderão receber a dose contra a febre amarela no dia da testagem. É preciso que a pessoa leve o cartão de vacinas para ver se realmente necessita se imunizado. A vacina é indicada indicada para quem tem entre 9 meses de 59 anos. No local também serão oferecidas vacinas contra sarampo e gripe

Foto: Prefeitura de Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Início do Verão: O que esperar nas previsões climáticas?

O verão no Hemisfério Sul iniciou neste sábado, 21, às 6h20 (horário de Brasília), trazendo mudanças rápidas nas condições do tempo. Caracterizado por chuvas intensas e ventos fortes, este período também marca os dias mais longos e temperaturas elevadas em todo o país.

Segundo o Prognóstico Climático de Verão divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno La Niña terá uma duração mais curta nesta estação. A probabilidade de prevalecimento dessas condições é de 60% entre janeiro e março, caindo progressivamente para 40% entre fevereiro e abril de 2025. A meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho, explica que as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país.

Regiões afetadas pelas previsões

A região Norte é uma exceção, com previsão de chuvas acima da média. No Nordeste, o total de chuvas entre janeiro e março deverá ser menor. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar entre o normal e abaixo da média. “Mesmo com a previsão de chuvas abaixo da média, no noroeste do Nordeste podem ocorrer chuvas mais volumosas em alguns períodos”, pondera Maytê Coutinho.

Na região Sul, onde os volumes de chuvas são naturalmente menores nesta época do ano, as chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal. No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas no extremo sul do estado inferiores a 400 milímetros.

Condições oceânicas e zona de convergência intertropical

As águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul formam condições para a manutenção da Zona de Convergência Intertropical atuando ao norte da sua posição média climatológica. Essas condições podem impactar atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia por meio de hidrelétricas e a reposição hídrica para manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp