Goiânia inicia vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) iniciou nesta segunda-feira (12) a vacinação contra a Influenza (H1N1). A campanha vai acontecer nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não estejam aplicando as doses contra a Covid-19. No primeiro momento serão vacinadas crianças, gestantes e mulheres em período pós parto (puérperas).

O horário de funcionamento dos postos de vacinação vai ser das 8h às 17h. Os profissionais de saúde serão vacinados por etapa, começando pelos hospitais que internam pacientes com influenza. O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, alerta para o prazo entre a vacina contra a Covid-19 e a influenza.

“A aplicação da H1N1 acontecerá de forma simultânea às doses da vacina contra a Covid-19, por isso, o Ministério da Saúde (MS) orienta que entre uma vacina e outra seja respeitado o prazo de 14 dias, sendo que a vacina contra a Covid-19 deve ser ministrada primeiro e somente depois a pessoa deve tomar a Influenza”, reforça Pedroso.

Confira o calendário de vacinação contra a gripe H1N1 na primeira fase:
Crianças de 6 meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas:
12 a 16/04 – Crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas
19 a 23/04 – Crianças menores de 4 anos, gestantes e puérperas
26 a 30/04 – Crianças menores de 5 anos, gestantes e puérperas
03 a 10/05 – Crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas

Trabalhadores de Saúde:
12 a 16/04 – Trabalhadores de saúde dos Hospitais de grande porte que realizam internações para influenza e síndrome respiratória aguda grave;
19/04 a 10/05 – Demais trabalhadores de saúde. A vacinação será realizada por agendamento.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp