Press "Enter" to skip to content

Goiânia já vacina idosos e imunocomprometidos com doses de reforço da bivalente

Última atualização 08/12/2023 | 14:52

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já está vacinando pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos, a partir de 12 anos, com doses de reforço da vacina bivalente. Podem tomar a vacina aqueles que receberam a última dose da bivalente há 6 meses ou mais.

A medida segue Nota Técnica n°83/2023 do Ministério da Saúde, publicada na terça-feira ,5, após identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no país, a JN.1 e JG.3. Em Goias não há registro de casos com as novas sublinhagens do vírus.

A vacinação ocorre em todas as 72 salas de vacina do município. Nos finais de semana e feriados, as doses seguem sendo disponibilizadas em quatro locais: no Centro Municipal Vacinação (CMV) e nos Ciams Urias Magalhães, Dr Domingos Viggiano (no Jardim América) e Novo Horizonte.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, destaca a importância do reforço. “Sabemos que esse vírus causa maiores complicações nas pessoas mais vulneráveis, portanto, em caso de infecção, esse reforço aumenta a proteção das pessoas, evitando que desenvolvam as formas mais graves da doença”, diz.

Quem são os imunocomprometidos?

São aquelas pessoas que o sistema imunológico está comprometido, ou seja, possui baixo mecanismo de defesa. Pacientes com câncer que fazem tratamento quimioterápico ou radioterápico, pessoas com HIV, transplantados, portadores de doença renal crônica que fazem hemodiálise.

Cobertura em Goiânia

Atualmente, a cobertura vacinal com a bivalente de moradores de Goiânia é de 17,18%. Já foram aplicadas 225.168 doses do imunizante.

Acesse o site abaixo e confira os locais e endereços das salas de vacinas durante a semana:
https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/salas-de-vacina-em-goiania-2/

Confira as unidades que disponibilizam salas de vacinas aos finais de semana e feriados:
– Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
– Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães
– Ciams Novo Horizonte: Avenida Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n, Setor Novo Horizonte
– Ciams Dr. Domingo Viggiano: Praça C-201, s/n, Setor Jardim América