Goiânia Kino Mostra abre inscrições para ações de formação e concurso de roteiro

1ª edição da Goiânia Kino Mostra, que tem como objetivo refletir e debater o que há de mais destacado e promissor na nova produção audiovisual brasileira

A Sala Sesc do Cine Lume Ritz será o palco para realização da Goiânia Kino Mostra 1ª edição, que acontecerá entre 22 e 26 de maio. O evento busca refletir e debater o que há de mais destacado e promissor na nova produção audiovisual brasileira, no formato de curta e longa-metragem, em qualquer gênero.

As atividades de formação, que serão presenciais (no Coletivo Centopéia, próximo à praça cívica), gratuitas e com vagas limitadas, acontecerão durante a programação do festival, entre os dias 22 de maio e 2 de junho. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio, no site (https://kinomostra.com.br/).

O evento também tem como objetivo promover atividades de formação e incentivar a produção de curtas-metragens no estado de Goiás, além de discutir meios e estratégias para a produção, realização e distribuição da produção audiovisual e para a formação de plateia para o cinema brasileiro.

O evento é realizado pelo Espaço Kino, com apoio da Lei Paulo Gustavo em Goiás, Sesc Goiás, Projeto Paradiso e Coletivo Centopéia. Fundado pelo diretor Isaac Brum, o espaço foi idealizado como uma extensão das atividades da produtora Sublimação Filmes, e oferece cursos e oficinas na área do audiovisual desde 2018. Atualmente, o Espaço Kino funciona como um coletivo de profissionais que atuam tanto na produção quanto na formação audiovisual.

Atividades:

– Masterclass: ‘A Primeira Estória: Caminhos Possíveis para Roteirista Iniciantes do Centro-Oeste’, com Emanuel Lavor, no dia 25 de maio (sábado), das 09h às 12h.

* Oficina: ‘Do Teatro Para o Audiovisual: Estratégias e Desafios’, com Hélio Fróes, dia 25 de maio (sábado), das 14h às 18h.

* Oficina: ‘Da ideia à distribuição – Caminhos para a produção audiovisual independente’, com Lidiana Reis, no dia 26 de maio (domingo), das 09h às 13h.

* Oficina: ‘Assistência e Operação de Câmera’, com Léo Rocha, dia 26 de maio (domingo), das 14h às 18h.

* Masterclass: ‘Escrituras do real: o cinema entre a vida e o imaginário’, com Affonso Uchôa, dia 01º de junho (sábado), das 09h às 12h.

* II Kino Script – Concurso de Roteiro Audiovisual: Com premiação no valor de R$ 3 mil, em duas categorias: Roteiro de Curta-Metragem e Argumento de Longa-metragem. As inscrições poderão ser feitas entre 2 de maio e 30 de julho, no site do Espaço Kino (https://kinomostra.com.br/).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Piloto de F1 Yuki Tsunoda fica detido na imigração dos EUA por três horas e quase perde o GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da equipe RB na Fórmula 1, enfrentou um imprevisto bastante inusitado antes de participar do GP de Las Vegas neste fim de semana. O japonês foi detido na imigração dos Estados Unidos por cerca de três horas, correndo o risco de ser mandado de volta ao Japão e perder a corrida. O motivo? O agente da imigração não acreditou que ele fosse um piloto de F1, pois estava de pijama.

Tsunoda, que já havia estado nos EUA recentemente para o GP de Austin, no Texas, e para o de Miami em maio, explicou que não compreendeu o motivo da parada, já que estava com toda a documentação correta. “Estava de pijama, então talvez eu não parecesse um piloto de F1. Durante a conversa, até me perguntaram sobre o meu salário, o que foi desconfortável. Eu não conseguia dizer nada e senti muita pressão”, comentou o piloto.

O japonês revelou que, mesmo com a documentação adequada e o visto, não foi permitido que ele ligasse para sua equipe ou para a Fórmula 1 para esclarecer a situação. “Eu queria ligar para a equipe ou para a F1, mas na sala da imigração não podia fazer nada”, explicou. Felizmente, a situação foi resolvida após intensas conversas, e Tsunoda conseguiu entrar no país a tempo de disputar o GP.

Este episódio ilustra os desafios que os pilotos enfrentam com a imigração nos Estados Unidos, especialmente desde que a Fórmula 1 passou a ter mais de um evento no país a partir de 2022. Com isso, casos envolvendo contestação de vistos e documentação começaram a se tornar mais frequentes, colocando em risco a participação dos competidores em corridas como o GP de Las Vegas. Tsunoda, no entanto, destacou que a experiência ficou para trás e agora está focado na disputa da corrida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos