Goiânia lança concurso de desenho para mascote do Parque Mutirama

Goiânia lança concurso de desenho para escolha de mascote do Parque Mutirama

A prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), lança, nesta sexta-feira, 31, concurso de desenho para escolha do mascote do Parque Mutirama. A data final para envio da arte será no dia 1º de maio. Os interessados podem acessar o link disponível na bio das redes sociais oficiais do município.

Os desenhos finalistas serão publicados nas redes sociais da prefeitura e do Mutirama para votação popular. Vencedor assinará a nova marca do parque, e ganhará kit profissional de desenho e hospedagem, com acompanhante, em hotel de Caldas Novas. O nome do ganhador será divulgado no dia 13 de maio.

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Júnior, “é muito importante que o parque tenha um mascote que represente sua essência, assim como outros no Brasil”.

“Esse concurso abre portas para muitas pessoas mostrarem seu talento. Pense que maravilha, criar um mascote para o parque que faz parte da infância de muitos goianos e goianienses. Estamos ansiosos para conferir as artes de todos. Não teria como fazer algo tão simbólico sem passar pelas mãos da nossa população,” destaca Valdery Júnior.

No edital, a prefeitura ressalta que o concurso de desenho é aberto, com participação voluntária e gratuita, não condicionada ao pagamento de taxas, compra de produtos ou serviços, e sem fins lucrativos. Os interessados devem acessar o link disponível na bio do Instagram da Prefeitura de Goiânia, preencher a ficha de inscrição, o termo de autorização de uso da imagem e inserir o PDF com o desenho até o dia 1º de maio.

O desenho deverá ser produzido livremente, com qualquer técnica, e de autoria do participante. Cada inscrito poderá concorrer com apenas um desenho, que deverá ser feito em formato de papel A4. A arte deve ser enviada em PDF com tamanho máximo de 10MB.

Avaliação

Os desenhos serão avaliados entre os dias 02 e 07 de maio pela Comissão Julgadora, que será composta por servidores da Agetul. Os critérios de avaliação são: criatividade, originalidade, qualidade estética e adequação ao Parque Mutirama.

A comissão escolherá três desenhos dentre os inscritos. As obras finalistas serão publicadas no perfil oficial do Instagram da Prefeitura de Goiânia, em colaboração com Mutirama, entre os dias 08 e 11 maio, para votação do público em geral.

O desenho mais curtido até o dia 11 de maio, às 16h, será o vencedor. O nome do autor será divulgado no dia da cerimônia de premiação, que será realizada no Parque Mutirama, no dia 13 de maio, às 10h, com a presença do ganhador e do prefeito Rogério Cruz.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp