Um levantamento divulgado pela Folha de São Paulo aponta que as capitais brasileiras ganharam 280 km de ciclovias e ciclofaixas em 2024. O estudo feito pela Aliança Bike destaca que Goiânia é o 1º lugar entre as capitais com maior crescimento de ciclovias e ciclofaixas entre 2023 e 2024, com um aumento de 66% da malha, um salto de 47 km para 78,2 km.
Os dados foram levantados via Lei de Acesso à Informação (LAI) e não computam ciclorrotas, apenas estruturas segregadas para a bicicleta. Palmas (TO) teve o segundo maior crescimento em porcentagem (35,7%), passando de 68,5 km para 93 km. Belém (PA) ocupa o terceiro posto do ranking, com 29,2%.
O resultado obtido pela capital de Goiás mostra que Goiânia tem investido de forma consistente nas ciclofaixas distribuídas na capital. Durante a atual administração, foram 20,46 km somente de ciclofaixas em áreas estratégicas da cidade. Uma das intervenções mais importantes é a conclusão do Anel Cicloviário em 2022, que liga a Avenida T-63 e a Avenida dos Alpes, duas das principais vias da cidade.
A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) realiza estudos a cada seis meses por meio de contagem de bicicletas em trechos específicos de ciclovias e ciclofaixas em horários de maior fluxo de deslocamentos (pico), e nos finais de semana. A pasta tem identificado um número crescente de usuários deste modal nos trechos citados.
Além disso, está em tramitação uma licitação que prevê mais de 48 km de ciclofaixas em Goiânia. Atualmente a proposta está na Semad e há a expectativa de publicação do certame ainda neste semestre.