Jornal Diário do Estado

Goiânia lidera óbitos de Influenza em Goiás; mortes chegam a 29

Doença pode ser prevenida contra casos graves. Vacinação fio liberada pelo governo federal para toda a população acima dos seis meses

Os registros de mortes por Influenza em Goiás já chegaram a 29 neste ano. A maioria dos óbitos se concentra em Goiânia e em Senador Canedo, de acordo com a Secretaria Estado de Saúde (SES-GO). As vítimas fatais foram infectadas majoritariamente pelo vírus da gripe do tipo B Victória.

As pessoas mortas pela doença eram de todas as faixas etárias, sendo a maioria idosos. Cinco bebês com menos de dois anos de idade morreram em decorrência da Influenza. A Fiocruz aponta que os tipos A e B da Influenza são mais propícios a provocar epidemias sazonais, enquanto o vírus do tipo C costuma provocar alguns casos mais leves. A Influenza A também tem o subtipo H3N2 e  a Influenza B se subdivide ainda em Yamagata.

Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadigas. A principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país, especialmente entre crianças abaixo de cinco anos de idade, grávidas e idosos.

Goiânia tem 50 mil doses disponibilizadas em 58 salas de vacina em diversas regiões da cidade. A meta é imunizar pelo menos 90% do público-alvo contra a gripe. “A Influenza é uma infecção viral aguda, altamente transmissível e que, na sua forma mais grave, pode levar a óbito, e a vacina tem o poder de produzir anticorpos que minimizam a carga viral e previne o surgimento de complicações”, afirma o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

A vacinação em 2023 foi atualizada com as cepas que mais circularam no ano anterior, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante da campanha neste ano é composto por dois vírus influenza tipo A (H1N1 do subtipo Sidney e H2N3 do subtipo Darwin) e uma cepa do tipo B, da linhagem Victoria

 

Mortes por Influenza em Goiás

Goiânia – 5 

Senador Canedo – 5

Aparecida de Goiânia – 4

Jataí – 2

Catalão – 2

Trindade – 1

Anápolis –  1

Nova Roma – 1

Abadiânia – 1

Ipameri – 1

Guapó – 1

Quirinópolis – 1

São João d’Aliança – 1

Goianésia – 1

Iporá – 1

Novo Gama – 1

 

Fonte: SES-GO