Goiânia: Novo decreto permite shows ao vivo em bares e restaurantes

Nesta terça-feira, 27, a Prefeitura de Goiânia autorizou, por meio do decreto nº2.600,  música ao vivo em bares e restaurantes, desde que seja, no máximo, quatro integrantes com espaçamento de 2,25m2. Também foi autorizado que os estabelecimentos funcionem nos finais de semana (sábado e domingo), com horário de 11h até 01h do dia seguinte. A lotação máxima é de 50%.

Também foi permitida a abertura de academias das 5h às 22h. Assim como podem voltar a funcionar colégios privados de ensino infantil, fundamental, médio e superior.

Foram autorizados ainda eventos públicos e privados e utilização de espaços comuns de condomínios verticais e horizontais, por meio de agendamento prévio, sob o critério de 2,25m2 por pessoa conforme a capacidade do ambiente.

Comércio e feiras podem funcionar durante toda semana, seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscaras, higienização das mãos e sem aglomerações. 

O decreto possui validade até o dia 11 de maio, momento em que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, deve rever as medidas.

Foto: Reprodução

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp