Goiânia oferece 1.830 vagas para formação continuada de professores

Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está com inscrições abertas para três formações voltadas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, são oferecidas 1.830 vagas para profissionais que atuam na sala de aula, coordenação e apoios técnico-professores.

Os cursos são organizados pela Diretoria Pedagógica, em parceria com a Gerência de Formação dos Profissionais da SME. As inscrições para o curso de “Ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA” se encerram na quinta-feira, 09, e as formações do “Alfabetização em foco”, voltadas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, vão até sexta-feira, 10.

De acordo com o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, a realização dos cursos é uma ação que ajuda a desenvolver trabalho mais eficaz junto aos estudantes. “Formação aprimora o trabalho de cada profissional na unidade escolar”, ressalta o titular da SME.

Cursos

O curso “Ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA” é direcionado a pedagogos do 1º segmento e professores de Língua Portuguesa do 2º segmento. Tem carga horária de 60 horas, e será realizado de março a novembro, com um encontro presencial por mês e duas atividades não presenciais a cada módulo.

A formação “Culturas orais e do escrito: ampliando repertórios na Educação Infantil”, são para os professores regentes das turmas de 04 e 05 anos que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil, apoios técnico-professores e coordenadores. São 40 horas, em formato híbrido, presencial e não presencial, de março a junho.

A última formação com inscrições abertas “O Acompanhamento das Aprendizagens no Processo de Alfabetização” subsidiará o trabalho dos professores regentes das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, professores articuladores da alfabetização, professores coordenadores e apoios técnico-professores. São 60 horas, em formato híbrido, de março a novembro.

Todas as informações e os links para inscrição dos cursos estão disponíveis no site.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos