Nesta quarta-feira (16) foi aprovado em segunda votação na Câmara Municipal de Goiânia, o projeto de lei nº 228/2021 que concede ao município o título de “Capital Nacional da Música Sertaneja”. O autor da matéria é o vereador Willian Veloso (PL).
De acordo com o texto do projeto, vários aspectos foram considerados para a proposição da matéria. É apontado que a música sertaneja representa uma das vertentes da identidade goiana e, além disso, o estado de Goiás como o berço de vários cantores e compositores. É ressaltado também o fato de Goiânia ser o endereço de grandes nomes do sertanejo, que escolheram a capital para ser sua casa e consolidar sua carreira.
Em relação ao aspecto econômico, Goiânia se destaca por ser o município que mais gera receitas, empregos diretos e indiretos, e retorno financeiro por meio da música sertaneja, além dos eventos, bares e baladas dedicados ao estilo musical.
Segundo o autor da matéria, “Esse título não tem o condão de menosprezar nenhum outro tipo de estilo musical, pelo contrario, queremos fomentar a cidade com a criação de polos musicais e contribuir positivamente com o turismo musical da nossa cidade”, afirma Willian Veloso. O vereador ressalta o fato de Goiânia ser o celeiro da música sertaneja e fomentar o mercado econômico “A música sertaneja movimenta a economia da cidade em diferentes setores”, justificou.
Além disso, é dito também que a pauta foi bem recebida pela população “Mais de 5 mil assinaturas e vídeos da população e profissionais do segmento foram coletados em apoio ao projeto”. A matéria segue agora para a sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
Casa da Música Sertaneja Marília Mendonça
A prefeitura de Goiânia discute desde o ano de 2021, por iniciativa do secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, a proposta da criação da Casa da Música Sertaneja Marília Mendonça, um local destinado para shows, gravações e exposições. Além da criação da Calçada da Fama para homenagear diversos nomes da música goiana.
Caso seja concretizada a proposta, o local escolhido é a Casa de Vidro, localizada no Jardim Goiás. O nome escolhido é uma forma de homenagear a cantora Marília Mendonça, morta em novembro do ano passado.
Goiânia – capital do pequi
Em fevereiro de 2021, o deputado federal José Nelto (Podemos) apresentou um projeto à Câmara dos Deputados para que o pequi goiano seja considerado patrimônio cultural, ambiental e ecológico nacional. O projeto ainda está em tramitação.