Goiânia promove melhorias no trânsito na região do Negrão de Lima

Goiânia promove melhorias no trânsito na região do Negrão de Lima

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), inicia na quinta-feira, 12, uma série de melhorias no trânsito na região do Setor Negrão de Lima. O objetivo da intervenção é melhorar a fluidez de veículos e pedestres.

O projeto contempla inversão de sentido de cinco ruas do Negrão de Lima, uma forma de ordenar o trânsito do bairro que cresceu consideravelmente nos últimos anos com a construção de condomínios verticais, além de centros comerciais. Além disso, será feita a retirada de canteiro central, implantação de binário e retirada de semáforo.

“A região possui um grande fluxo de veículos particulares, transporte coletivo e de pedestres, por isso a necessidade do novo ordenamento viário. A gestão do prefeito Rogério entende que existe necessidade de enfrentar esses gargalos e nossa engenharia está empenhada no sentido de implantar projetos que melhorem o tráfego da cidade,” explica o secretário municipal de Mobilidade Marcelo Torrubia.

O bairro tornou-se uma rota para os condutores que seguem no sentido Leste Vila Nova, no encontro com as Avenidas São Francisco e Vereador José Monteiro, que dão sequência à 5ª Avenida. “Com o aumento do fluxo, o sentido duplo não comporta a atual realidade viária, por isso nosso projeto prevê um novo ordenamento”, detalha o titular da Mobilidade.

Veja como fica o trânsito

Alteração de sentido de via para mão única:

  • Avenida Maria Bernardete ( Da Avenida Armando de Godoy a Rua Lauro Jacques)
    -Avenida Maria Bernadete (Da Rua 410 a Rua Lauro Jacques)
    -Rua Lauro Jacques (Da Avenida Maria Bernardete a Rua Maria Alice)
    -Rua Euvaldo Lodi (Da Rua Maria Alice a Rua 410)
    -Rua Roberto (Da Rua Senador Péricles a Avenida Vereador José Monteiro)
    -Rua Jules Veres (Da Avenida Vereador José Monteiro a Rua Dona Santinha)
    -Rua Maria Alice (Da Rua Lauro Jacques a Avenida Vereador José Monteiro)

Implantação de rotatória:

  • Avenida Armando de Godoy x Rua Roberto X Avenida Senador Péricles

Implantação de cruzamento semaforizado:

  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Roberto

Reconfiguração de semáforo:

  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Maria Alice

Implantação de taper:

  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Comendador Negrão De Lima
  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Jules Veres

Fechamento do retorno:

  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Nepomuceno

Sentido de via inalterado:

  • Rua 410 (Entre Rua Comendador Negrão de Lima e Avenida Maria Bernardete)
  • Rua Nepomuceno (Entre Avenida Vereador José Monteiro e Rua Lauro Jacques)
  • Rua Dona Mariquinha (Entre Rua Maria Alice e Avenida Meia Ponte)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp