Goiânia realiza exposição “Viva Cristiano Araújo”, no Memorial Iris Rezende

O Memorial Iris Rezende Machado, a Casa de Vidro, localizada na Avenida Jamel Cecílio, sedia, a partir desta sexta-feira,28, até domingo,30, a exposição “Viva Cristiano Araújo”. A ação integra a programação do evento Goiânia Homenageia Grandes Nomes, que acontece no mesmo local e data com homenagens póstumas a Gal Costa, Erasmo Carlos e Cristiano Araújo.

Para a exposição, que estará aberta para visitação das 17h às 22h, a família do cantor disponibilizou objetos pessoais e itens marcantes do artista, que rememoram melhores momentos de sua vida e carreira musical. O projeto é realizado em parceria com a Som Livre, e pretende resgatar o legado do artista, falecido em 2015, em um trágico acidente de carro.

Para o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, é uma honra receber a exposição em um dos polos da Secult na capital.

“Recebemos a parceria com emoção e gratidão à família. Com certeza, Cristiano foi um dos maiores nomes da música sertaneja que tivemos e merece todo nosso reconhecimento, carinho e homenagens. Convido para que todos prestigiem a exposição e também o show especial que teremos no domingo, com o cantor Miguel Lucato”, ressalta o secretário.

A empresária e estrategista de carreira, Maris Tavares, conduz o projeto Viva Cristiano Araújo, que também inclui o lançamento de músicas ainda inéditas gravadas por ele. Para a exposição, ela fez curadoria especial dos objetos e itens icônicos do cantor. “Essa será a primeira de uma série de ações que buscam resgatar a memória de Cristiano Araújo e apresentar aos mais jovens todo o talento desse artista, que representa a diversidade musical brasileira”, pontua.

Para o pai de Cristiano, João Reis Araújo, esse é um momento especial para quem acompanhou a carreira do filho. “É como diz a música, o que nos resta é saudade. Os fãs têm o direito de rever o Cristiano em seu brilho total. A exposição dos objetos pessoais dele, com certeza, é uma oportunidade de relembrar todo seu talento. Eu tenho muito orgulho”, declara.

Irmão do artista, Felipe Araújo diz que “é uma honra poder seguir os passos de alguém que só plantou bondade e amor”. “Tudo está sendo preparado com muito capricho. Cada foto e cada acessório representam o que de melhor o Cristiano tinha para oferecer para seus fãs”, afirma.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp