Press "Enter" to skip to content

Goiânia recebe 22 mil doses da vacina AstraZeneca

Nesta terça-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) iniciará a aplicação das 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca que chegaram na cidade no final da manhã de hoje, 25.

Conforme o calendário nacional de vacinação contra a Covid-19, serão vacinados os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. As prioridades previstas nos anexos I e III do Informe Técnico do Ministério da Saúde são: Hospitais; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate); Unidades Básicas de Saúde (UBSs);  Consultórios/ Laboratórios.

“Recebemos um total de 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e vamos iniciar a aplicação nos trabalhadores que atuam nas unidades de saúde que atendem pessoas com Covid-19, desde o porteiro, recepcionista, pessoal da limpeza até os médicos,” declarou o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Fazem parte dos grupos prioritários os  trabalhadores das 81 unidades da Atenção Primária de Goiânia. Ao todo, são aproximadamente 5 mil profissionais que atuam nas 59 Unidades de Saúde da Família (USF) e 22 Centros de Saúde da Família (CSF). Todos devem ser vacinados nesta semana.

A vacina foi produzida ela Universidade de Oxford em parceria com a empresa sueco-britânica AstraZeneca. Ela deve ser armazenada entre +2 e +8°c e possui validade de seis horas após a abertura. Cada frasco possui 10 doses. A segunda dose deve ser aplicada em um intervalo de 12 semanas.