Goiânia recebe 36 leitos de UTI; Sandro Mabel anuncia ações de saúde

A partir de segunda-feira, 2,  Goiânia contará com 36 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mobilizados para atender à crescente demanda na capital. O prefeito eleito, Sandro Mabel, revelou que, além dos 20 leitos já disponibilizados pelo Hospital Ruy Azeredo, o Hospital das Clínicas (HC) viabilizou seis vagas e a Santa Casa de Misericórdia, mais dez.

Sandro Mabel explicou que pacientes já podem ser encaminhados para o HC. A partir de segunda-feira, 2, o Ruy Azeredo disponibilizará dez vagas, assim como a Santa Casa. As dez restantes estarão asseguradas a partir do dia 9. “Ainda não assumi a prefeitura, mas precisava começar a trabalhar para garantir que as pessoas voltassem a ter atendimento”, destacou o prefeito eleito.

Um grupo foi montado para monitorar e discutir ações a serem implementadas. Uma das decisões deste grupo foi investir nas chamadas salas vermelhas dos Cais e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Os pacientes que chegam nestes locais precisam de atendimento rápido e eficiente. Se essas pessoas recebem o atendimento adequado e elas não têm o quadro agravado, têm menos chance de irem para a UTI e, caso precisem do leito especializado, a chance de recuperação aumenta”, ressaltou Sandro Mabel.

As ações são realizadas em parceria com o Governo de Goiás e com a Prefeitura de Goiânia, além de hospitais parceiros. “Aumentamos a oferta de medicamentos, organizamos a escala de médicos. O que não pode acontecer é deixarmos pessoas morrerem por falta de atendimento. Estamos fazendo uma força-tarefa grande para resolver essa crise na saúde da cidade”, enfatizou o prefeito eleito.

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Procon Goiás interdita quiosque no Aeroporto de Goiânia

Fiscais do Procon Goiás interditaram, nesta quinta-feira, 02, um quiosque localizado no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, por práticas abusivas.

A ação ocorreu devido a denúncias recebidas de que vendedores desta empresa abordavam os passageiros oferecendo “pacotes de benefícios”. Eles fechavam contrato de adesão sem consentimento do consumidor.

Em 2024, o Procon Goiás recebeu cerca de 50 reclamações contra a empresa. No site Reclame Aqui também há uma série de reclamações contra ela.

Consumidores relatam que eram abordados próximos a escada rolante do aeroporto, alguns inclusive com horário já perto ao de embarcar, por pessoas oferecendo benefícios como descontos em assinaturas de TV, revistas e passagens aéreas, entre outros. Se o passageiro se negava a aceitar, os funcionários da empresa continuavam insistindo, afirmando que era uma “oportunidade única”.

Por esse serviço, seria cobrado um valor médio de R$ 1200 e ainda davam a possibilidade de parcelamento em cartão de crédito. Uma consumidora idosa relata que uma das pessoas que estava nesse quiosque chegou a pedir o cartão dela, olhou o número de segurança na intenção de fechar o contrato. A ação foi impedida pelo filho da idosa que desconfiou do suposto golpe.

Cuidados

O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, alerta que é preciso atenção dos que transitam pelo aeroporto.

 “Muitas vezes, esses vendedores se valem da pressa dos passageiros, da vulnerabilidade de idosos, falam muitas coisas ao mesmo tempo, causando confusão no raciocínio da pessoa e acabam vencendo pelo cansaço. O consumidor tem que estar atento, negar essa contratação e não entregar nenhum tipo de documento ou cartão sem saber, de fato, do que se trata o serviço”, afirma.

Interdição

A empresa já havia sido notificada pelo Procon Goiás no final do mês de outubro de 2024, mas não apresentou documentações consideradas suficientes aos questionamentos do órgão.

Nessa nova fiscalização, a empresa foi interditada e teve suas atividades suspensas por não ter um contrato de adesão com cláusulas claras e não passar informações adequadas aos consumidores. Além de utilizar publicidade enganosa e de captar os clientes de forma abusiva.

Até que faça todas as adequações necessárias, a empresa está proibida de fazer qualquer tipo de comércio, inclusive de maneira eletrônica.

O consumidor que se sentir lesado, pode fazer reclamações ou denúncias no Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (cidades do interior). O registro pode ser feito ainda pela plataforma Procon Web.

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