Press "Enter" to skip to content

Goiânia recebe equipe de Ministério em encontro sobre Destino Turístico Inteligente

Última atualização 13/10/2023 | 15:56

Goiânia deu mais um passo rumo à sua consolidação como Destino Turístico Inteligente (DTI). A Capital, uma das 10 cidades selecionadas pelo Ministério do Turismo (MTur) para projeto inovador, recebeu a visita de representantes do MTur e do instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF) nesta semana.

A agenda de três dias incluiu a participação do MTur e ICF em reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para apresentação do projeto DTI ao trade turístico, reunião de planejamento com equipe técnica da Agetul, e visita técnica a pontos turísticos da Capital.

No encontro de apresentação da “Estratégia Nacional DTI Brasil”, na terça-feira ,10, foi realizada oficina de elaboração do Plano de Transformação de Goiânia. Nesta etapa, representantes de diversas pastas debateram as ações de cada secretaria que sem encaixam em um dos seguintes eixos: Governança; Inovação; Tecnologia; Acessibilidade; Criatividade; Sustentabilidade; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Promoção e Marketing.

Também foi realizada uma visita técnica por pontos turísticos de Goiânia, e apresentado projetos que já estão em andamento ou concluídos como a criação de QrCode para orientar os visitantes que chegam à cidade, e ampliação de serviços no aplicativo Prefeitura 24h.

“O projeto DTI Brasil é uma estratégia que beneficiará nossa Capital ao longo dos anos, com ganhos para todos, desde turistas em passagem pela cidade, empresários e toda a população. Enfim, todos serão impactados tanto pelas melhorias em diversos eixos que serão trabalhados pelo projeto, e seus resultados que incluem a geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito Rogério.

Coordenador de Inovação e Apoio à Transformação de Destinos Turísticos do Ministério do Turismo, Marcos Filipe Guerra, destacou a parceria entre o Instituto Ciudades Del Futuro (ICF) e a Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A.M.P. – SEGITTUR da Espanha.

“Estamo aqui para entender como será a dinâmica do trabalho nos próximos anos. Tudo o que for feito em Goiânia relacionado a turismo, que é basicamente tudo pois é a estrutura da cidade que recebe o turista, impactará na cidade”, destacou Marcos Filipe.

A consultora do Instituto Ciudades Del Futuro (ICF), Alejandra B. Velasco, detalhou que o manual irá auxiliar os destinos a se organizarem para facilitar o alcance dos requisitos para aumentar a competitividade turística. “Envolve um sistema gestão e processos para a construção do plano de transformação, com prazos, orçamentos e divisão de responsabilidades”, assinalou.

Histórico

O município de Goiânia concorreu com 72 municípios e ficou em segundo lugar no edital de capacitação com o objetivo de se tornar um destino inteligente. Para a escolha, o MTur observou aqueles municípios que já apresentavam um grau mínimo de desenvolvimento e infraestrutura, principalmente nos eixos ou pilares a serem trabalhados, tais como acessibilidade, tecnologia e governança.

Após essa escolha foi oferecida uma consultoria para avaliação diagnóstica e elaboração do Plano de Transformação de Destinos. Também foram realizadas capacitações em Brasília, Foz do Iguaçu, além de encontros virtuais.

A conceituação de “destino turístico inteligente” foi definida pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A.M.P (SEGITTUR), em 2013, como “um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes”.