Goiânia recebe Festival de Cinema Internacional com mais de 40 produções

A partir desta quarta-feira, 29, a capital recebe a 2º edição do Festival Internacional de Cinema de Goiânia (Giff). O evento reúne mais de 40 produções cinematográficas nacionais e internacionais em cinco mostras competitivas – Origens e Ruptura – e não competitivas – Fronteiras Abertas, Griffinho, Outras Narrativas e Acessibilidade. 

Os filmes serão exibidos gratuitamente para o público na sala 02 do Cine Ritz. No entanto, a abertura, será realizada no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), nesta quarta, a partir das 18h, com a exibição do longa-metragem Pedágio estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, e dirigido por Carolina Markowicz, personalidade homenageada desta edição. 

O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), no Festival de San Sebastian e recebeu 4 prêmios Redentor no Festival do Rio. Para prestigiar a cerimônia de abertura é necessário retirar ingressos, de forma gratuita, no site do Sympla.

Idealizados pelos cineastas goianos Cassio Domingos e Vanessa Goveia, o festival proporciona que realizadores independentes de Goiás exibam seus filmes na tela grande do cinema e troquem experiências com outros realizadores brasileiros e estrangeiros. A primeira edição aconteceu em 2022, de forma remota. 

“Muitas vezes, os festivais de cinema são a primeira porta de entrada de uma obra audiovisual, além de serem os principais canais de difusão de obras de novos realizadores, de curtas-metragens, e de produções nacionais e estrangeiras não exibidas em circuito comercial. O Giff se apresenta como uma janela única em Goiás”, conta Vanessa.

Durante o período de inscrições, a produção do Giff recebeu mais de 3 mil filmes para avaliação. A curadoria dos longas está marcada por obras que despertam curiosidades, emocionam e provocam o público a questionar a realidade e conviver com as diferenças. Enquanto os curtas-metragens priorizam representativa de etnias, fronteiras, gêneros, público e preocupações socioculturais.

“O intercâmbio cultural, o debate, a democratização, e a acessibilidade são marcas deste evento. O meu desejo é que todos que participarem se sintam acolhidos e profundamente tocados por essas obras fílmicas contemporâneas”, enfatiza Cássio Domingos.

A programação completa com os horários e dias de cada sessão pode ser encontrada no site oficial giff.art.br, no perfil oficial no Instagram (@festivalinterdecinema) e no link.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp