Goiânia recebe mutirão de procedimentos de média e alta complexidade neste sábado, 5

Mutirão de procedimentos de média e alta complexidade ocorrerá no próximo sábado (5/7)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), em parceria com o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), promove no próximo sábado, 5, atendimentos a 236 pacientes regulados pela secretaria, que aguardam cirurgias eletivas, consultas especializadas e exames diagnósticos e terapêuticos. A iniciativa visa ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à atenção especializada.

De acordo com a SMS, serão realizados durante o mutirão 42 cirurgias eletivas, 14 cateterismos e 100 tomografias e 80 endoscopias. “É uma iniciativa muito importante para agilizar o andamento das filas de espera no município, com resolutividade e segurança. O mutirão traz acolhimento e cuidado de qualidade à população que aguarda por procedimentos de média e alta complexidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. Dentre as especialidades das cirurgias ofertadas, estão as de coloproctologia, cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e oncodermatologia.

O mutirão de atendimentos integra o “Dia E”, coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), junto ao programa ‘Agora Tem Especialistas’, do Ministério da Saúde. “Essa grande mobilização reafirma o papel estratégico dos hospitais universitários como pilares do SUS e centros de formação, inovação e assistência de alta complexidade, com apoio da SMS. Ao integrar ensino, pesquisa e atendimento, os hospitais da Ebserh contribuem não apenas com a formação de profissionais altamente qualificados, mas também com a efetivação do direito à saúde previsto na Constituição, “afirmou o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp