Goiânia recebe musical sobre a vida de Cora Coralina

“A Herança das Pedras” se baseia na vida da poetisa goiana, narrada de uma janela onde se vê o mundo todo

Será reapresentado nos dias 22 e 23 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Madre Esperança Garrido na Avenida Contorno, Setor Central, em Goiânia o musical “A Herança das Pedras”, baseado na vida da principal figura poética da Cidade de Goiás, Cora Coralina. Os ingressos são gratuitos, mas o público poderá fazer a doação de um litro de leite para ajudar instituições filantrópicas.

A peça é narrada de uma janela onde se vê o mundo todo, uma história de quem teve a singular capacidade de aprender a atender o “chamado das pedras” que lhe foram atiradas ao longo da vida. Com isso construindo bons exemplos para a juventude, retratando assim, três etapas da vida da poetisa.

Na vida adulta Cora Coralina será interpretada pela atriz Cristyanne Cabral, na adolescência por Letícia Lyns e na infância por Ana Beatriz Roncato. No elenco, também estão presentes Bruna Lemes, Cássio Neves, Daniel Matias, Eustáquio Rodrigues Júnior, Lia Machado, Lynda Maria Roncato, Marianna Lovi, Ninho Lopes e Pedro Bitencourt. O espetáculo é acompanhado por uma banda ao vivo, composta pelos músicos Carlos Augusto, Jader Couteiro, Pablo Acordeon, Dayves Wisney, Misael Pires e Hadillan Montel.

Além disso, este trabalho é uma remontagem histórica das tradições goianas, com direção geral e artística de Vanderlei Roncato, direção de elenco feita por Edson Oliveira e direção musical de Cleyber Ribeiro. As canções e o texto foram escritos pelo dramaturgo Wesley Neres, com coreografias de Joisy Amorim e os arranjos musicais de Dayves Wisney. preservar e divulgar o patrimônio cultural, histórico e artístico do Estado;

O projeto tem o apoio cultural da Lei Goyazes, que procura incentivar a produção cultural e artística relevante para o Estado, além da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás com patrocínio da CompLeite e da  MedComerce.

Enredo

Uma mulher simples, doceira por profissão, que considerava seus doces como obras melhores que os poemas escritos em folhas de caderno. Cursou apenas até a terceira série primária. Foi assim que Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas ou simplesmente Cora Coralina, criou seus quatro filhos, após a morte do marido.

Nas ruas de pedra, na ponte de madeira, na velha casa da ponte e avistando sempre a cruz do Anhanguera, a poetisa construiu grande parte da história que em melodias de um novo dia será retratada no musical, com composições originais que remetem à Cidade de Goiás, seja em suas expressões e riquezas culturais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos