Mais de 220 pessoas morreram em Goiânia no ano passado em decorrência de acidentes de trânsito. Deste total, 126 (55%) foram motociclistas e 22% foram pedestres. A média de idade dos óbitos ocorridos na capital por acidentes é de 20 a 39 anos e 85% das vítimas fatais foram homens. Os dados são da prefeitura de Goiânia que mapeou todos os acidentes com óbito na capital durante o ano passado e os apresentou nesta segunda-feira (18) no lançamento da Semana Nacional do Trânsito.
Foram cruzados dados da saúde, segurança pública e órgãos de trânsito. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Robson Azevedo, com a identificação dos locais e de que forma os óbitos no trânsito ocorreram na cidade, é possível prevenir e evitar que novos acidentes ocorram da mesma forma.
“As imagens são muito claras ao mostrar que algumas vias, como a Perimetral Norte, causam um impacto muito grande nesse número de mortes e isso mostra que algumas correções deverão ocorrer, até mesmo na conduta do motorista dentro dessas vias para que ele não morra no trânsito”, relatou.
O relatório emitido pela prefeitura também mostra que os principais fatores de risco responsáveis pela ocorrência dos acidentes de trânsito foram: velocidade excessiva e inadequada (64%); ingestão de bebida alcoólica (16%) e infraestrutura (8%).
Para Azevedo, a prevenção é simples e pode mudar a realidade do trânsito goianiense: “usar o cinto de segurança não custa nada, não dirigir embriagado também não custa nada. As consequências são muito grandes tanto para quem sofre tanto para o familiar. Por isso nós mostramos que isso não é acidente porque ele pode ser tratado com prevenção”.
Segundo ele, o custo financeiro para um paciente com ferimentos graves custa mais de R$ 1.500,00 por dia para o sistema de saúde público ou privado. “Esse números tentam mostrar a sociedade a importância de uma direção defensiva, com segurança, para que nós não tenhamos mais mortes”, concluiu.
Mudança
O secretário de Trânsito e Mobilidade, Fernando Santana, disse que a gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB) tenta melhorar o quadro com a retomada da sinalização vertical e horizontal e a implantação de novos pontos de fiscalização na cidade. Para ele, é importante que o motorista goianiense também tenha consciência de seus atos.
“É preciso que tenha uma mudança. Mas vale observar que isso é causado por uma minoria dos motoristas que excede velocidade, bebe e dirige, e causa um grande dano na sociedade. Os dados comprovam que a maioria tem consciência e tem realmente respeitado as leis de trânsito. Mas a minoria ainda está trazendo um grande dano a sociedade”.
Segundo o secretário, a SMT realiza trabalho de campanha educativa permanente dentro de escolas e o objetivo é expandir o projeto para outros locais da capital. ”Nosso trabalho será continuo na busca para que possamos trazer para Goiânia o exemplo de uma cidade de um bom trânsito e de paz”, finalizou.
Veja no vídeo as ações realizadas pelos órgãos de trânsito nesta semana em Goiânia
*Com Ricardo Castro