Press "Enter" to skip to content

Goiânia sedia evento paradesportivo organizado pelo CPB

Última atualização 21/06/2023 | 10:36

Pela primeira vez, o Conexão Paralímpica, evento paradesportivo organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Prefeitura de Goiânia, será realizado na capital entre os dias 21 e 23 de junho, no Campus II da PUC-GO, no Setor Mariliza, e no SESI Multiparque, no Setor Santa Genoveva. Competição reúne 700 atletas de todo país, com delegações de diferentes estados, e tem como objetivo estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos nas modalidades presentes.

Evento conta com apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP), agrega três competições paradesportivas: Paralimpíadas Universitárias, torneio com estudantes universitários; o Intercentros, competição entre alunos dos Centros de Referência Paralímpicos do CPB distribuídos em todas as regiões do Brasil, e as Paralimpíadas Militares.

A capital recebe os jogos em decorrência de parceria com CPB, fechada em 2022, que culminou na criação do Centro de Referência Paralímpico de Goiânia (CRP), que atende pessoas com deficiências em diversas modalidades, com oito entidades parceiras, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos.

Para o secretário municipal dos esportes, Danilo Rabelo, a competição é importante para a capital, que recebe evento de grandeza nacional. “Trata-se de um evento paradesportivo grandioso em nível nacional. Goiânia é hoje o centro de todos os tipos de esportes e esportes inclusivos”, afirma, ao destacar o trabalho da Diretoria de Paradesporto e Gerência de Desporto Paralímpico da pasta dos esportes, que desenvolve projetos voltados à prática esportiva para pessoas com deficiência, da iniciação ao alto rendimento.

Abertura oficial do evento será no dia 21 de junho, às 19h, no Campus II da PUC-GO, no Setor Mariliza. Modalidade de tiro esportivo será na Escola de Vigilantes LIFE (Aparecida de Goiânia). Mais informações sobre a competição e CPB no site do órgão: https://www.cpb.org.br/competicoes/8#regulamento.

Conexão Paralímpica

O Conexão Paralímpica é um evento realizado pelo CPB desde 2022, e agrega três competições: as Paralimpíadas Universitárias, torneio com estudantes universitários; o Intercentros, competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB distribuídos em todas regiões do Brasil; e as Paralimpíadas Militares, que têm por objetivo estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos nas modalidades presentes.

Paralimpíadas Universitárias

As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. O evento conta com disputas de atletismo, badminton, bocha, judô, natação e tênis de mesa.

Centros de Referência

Os Centros de Referências fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm como função aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paraolímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. Na disputa dos Intercentros são realizadas provas de atletismo, badminton, bocha e natação.

Paralimpíadas Militares

As Paralimpíadas Militares são uma das ações do Programa Militar Paralímpico (PMP) do CPB, que tem como principal objetivo apresentar ao público-alvo o esporte paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento de sua qualidade de vida. As Paralimpíadas Militares contam com disputas de tiro com arco e tiro esportivo, modalidades nas quais o PMP visa também a detecção de possíveis talentos esportivos para o esporte de alto rendimento.