Goiânia sedia fase final da Copa Quilombola

Goiânia recebe dos dias 20 a 22 de outubro a fase final da 2ª edição da Copa Quilombola. A competição organizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com o Goiás Social, chega à sua etapa decisiva após passar por quatro classificatórias regionais.

A novidade para 2023 é que o campeonato terá como palco derradeiro o Estádio Serra Dourada, também com partidas realizadas no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira e no Centro de Treinamento do Vila Nova.

MAIS DE MIL ATLETAS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS

O torneio teve etapas realizadas na capital e também nos municípios de Posse, Cavalcante e Niquelândia, envolvendo mais de mil atletas das comunidades tradicionais do estado. As duas melhores equipes de cada fase avançaram para a final, no masculino e no feminino, chegando a oito finalistas em cada naipe.

Os primeiros jogos serão disputados na sexta-feira ,20, logo após a cerimônia de abertura, às 19 horas, no Estádio Olímpico, local que também vai sediar a fase semifinal no sábado ,21. A grande final acontece no domingo ,22, no Serra Dourada, com a decisão do feminino às 8 horas, e masculino às 10 horas.

Atual campeão, o time da Comunidade Vão do Moleque defende o título no masculino. Em 2022, a equipe foi campeã jogando em casa, com a decisão em Cavalcante. O atacante Jalisson está empolgado para buscar o bicampeonato no palco maior do futebol goiano.

“Está todo mundo do time muito feliz com essa oportunidade de jogar no Serra Dourada, vir a Goiânia mostrar o nosso futebol e o valor do nosso povo”, afirmou o jogador.

Líder comunitário da Comunidade Vão de Almas, que vem a Goiânia disputar a fase final no feminino, Romes Santos destaca o crescimento da Copa Quilombola em relação à primeira edição.

“Foi uma surpresa muito positiva para a gente a escolha de jogar a final no Serra Dourada. É um sonho imenso para todo mundo, poucas pessoas têm essa oportunidade. Isso é muito significativo”, frisou.

O Governo de Goiás oferece todo o suporte de logística e transporte para as equipes, além do material esportivo, com jogos de uniformes completos, hospedagem e alimentação durante todos os finais de semana de disputas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos