Goiânia supera meta e vacina 121% do público-alvo contra gripe

A meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano foi superada na Capital. De acordo com os resultados apresentados nesta quinta-feira, 28, pela superintendente de Vigilância em Saúde da SMS( Secretaria Municipal de Saúde ), Flúvia Amorim,a Prefeitura de Goiânia, por meio da , SMS imunizou cerca de 470 mil pessoas, o que corresponde a 121,13% do público-alvo.

Todos os grupos prioritários superaram a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. O grupo dos doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais (170,95%) foi o que atingiu maior cobertura, seguido dos professores (134,05%), trabalhadores da saúde (133,05%), idosos (127,90%), crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos (106,26%), mulheres que deram à luz recentemente (93,55%) e gestantes (90,77%). O resultado foi suficiente já que a  vacina contribuiu para redução das notificações de casos de H1N1 no município.

“Os dados são extremamente positivos e mostram que atingimos uma cobertura satisfatória”, destacou Flúvia Amorim. Diante do aumento das notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Goiânia e Goiás solicitaram ao Ministério da Saúde a antecipação da campanha contra a gripe, que se iniciou em 13 de abril.
Próxima ações
Com a chegada do período de férias, a SMS orientou que é um bom momento para que a população procure um dos postos de saúde para atualização do cartão de vacinas. “Para quem vai viajar é importante verificar se o documento está atualizado. Para viagens nacionais é preciso ficar atento à proteção contra o tétano, difteria e febre amarela e para as internacionais é necessário emitir o cartão internacional de vacinação”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS.

Para agosto, está prevista a campanha de multivacinação contra Poliomielite e sarampo. Já em setembro, deve ocorrer a imunização contra HPV para adolescentes nas escolas. O dia “D” da vacinação antirrábica animal está programado para o dia 22 de setembro.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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