Goiânia supera meta e vacina 121% do público-alvo contra gripe

A meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano foi superada na Capital. De acordo com os resultados apresentados nesta quinta-feira, 28, pela superintendente de Vigilância em Saúde da SMS( Secretaria Municipal de Saúde ), Flúvia Amorim,a Prefeitura de Goiânia, por meio da , SMS imunizou cerca de 470 mil pessoas, o que corresponde a 121,13% do público-alvo.

Todos os grupos prioritários superaram a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. O grupo dos doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais (170,95%) foi o que atingiu maior cobertura, seguido dos professores (134,05%), trabalhadores da saúde (133,05%), idosos (127,90%), crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos (106,26%), mulheres que deram à luz recentemente (93,55%) e gestantes (90,77%). O resultado foi suficiente já que a  vacina contribuiu para redução das notificações de casos de H1N1 no município.

“Os dados são extremamente positivos e mostram que atingimos uma cobertura satisfatória”, destacou Flúvia Amorim. Diante do aumento das notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Goiânia e Goiás solicitaram ao Ministério da Saúde a antecipação da campanha contra a gripe, que se iniciou em 13 de abril.
Próxima ações
Com a chegada do período de férias, a SMS orientou que é um bom momento para que a população procure um dos postos de saúde para atualização do cartão de vacinas. “Para quem vai viajar é importante verificar se o documento está atualizado. Para viagens nacionais é preciso ficar atento à proteção contra o tétano, difteria e febre amarela e para as internacionais é necessário emitir o cartão internacional de vacinação”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS.

Para agosto, está prevista a campanha de multivacinação contra Poliomielite e sarampo. Já em setembro, deve ocorrer a imunização contra HPV para adolescentes nas escolas. O dia “D” da vacinação antirrábica animal está programado para o dia 22 de setembro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem é baleada por PRF na BR-040, no RJ, na véspera de Natal

Na véspera de Natal, Juliana Leite Rangel, uma jovem de 26 anos, foi baleada na cabeça durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040, em Caxias, na Baixada Fluminense. O incidente ocorreu quando ela se dirigia à casa de parentes em Itaipu, Niterói.

Segundo relatos de seu pai, que também estava no veículo, ele sinalizou para encostar, mas os agentes da PRF iniciaram os disparos e balearam Juliana na nuca.

“Falei para a minha filha: ‘Abaixa, abaixa’. Eu abaixei, meu filho deitou no fundo do carro, mas infelizmente o tiro pegou na minha filha. Eles já desceram do carro perguntando: ‘Porque você atirou no meu carro?’. Só que nem arma eu tenho, como é que eu atirei em você?”, disse Alexandre.

A vítima foi levada imediatamente ao Hospital Adão Pereira Nunes, sendo submetida a uma cirurgia. Segundo a Prefeitura de Duque de Caxias, seu estado de saúde é considerado gravíssimo. Além dela, o pai também foi baleado na mão esquerda, mas não teve fraturas e recebeu alta na mesma noite do crime.

Deyse Rangel, mãe da vítima, também estava no carro no momento do incidente junto com o outro filho. “A gente viu a polícia e até falou assim: ‘Vamos dar passagem para a polícia. A gente deu e eles não passaram. Pelo contrário, começaram a mandar tiro em cima da gente. Foi muito tiro, foi muito tiro”, afirmou Deyse.

A PRF não se pronunciou sobre o caso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp