A cidade de Goiânia já possui 222 casos de Dengue confirmados em 2021. Buscando combater o mosquito da Dengue durante o período chuvoso, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), através da Vigilância em Zoonoses, alerta a população sobre a necessidade de manter as ações contra a doença.
Agentes de endemias estão fazendo visitas domiciliares sem entrar nas casas em razão dos protocolos da Covid-19. Nas residências eles realizam o serviço de orientação aos moradores em relação sobre como cuidar dos seus imóveis no combate ao Aedes Aegypti.
Conforme com Izaías Ferreira, do Departamento de Zoonoses, atitudes simples são capazes de controlar a proliferação do mosquito. “Orientamos sempre que as pessoas devem manter limpos os ralos, calhas, piscinas e caixas d’água, além de não deixar água nos pratinhos das plantas e retirar do quintal tudo que possa acumular água. Bastam alguns minutinhos por dia para que os criadouros sejam eliminados”, enfatiza.
A Vigilância em Zoonoses também faz, dentro do programa de combate à dengue, o projeto de “Disseminadoras de Larvicidas” que é colocar um recipiente com tecido preto com larvicida em regiões estratégicas de importância epidemiológica e entomológica. Em Goiânia eles ficam nas regiões Leste, Norte, Oeste e Noroeste.
Ao posarem nesses recipientes, as fêmeas ficam impregnadas com larvicidas e acabam levando as partículas para outros criadores, matando as larvas e pupas, inclusive em criadores que não são encontrados pela população e pela equipe de vigilância.
Também está sendo realizado o bloqueio de casos com bomba costal motorizada e estratégicas em ferros velhos, borracharias e floriculturas.
Balanço
No ano de 2020, em Goiânia foram notificados 16.132 casos de Dengue e três óbitos. Enquanto isso, em 2021 já foram notificados 222 casos, porém nenhum óbito foi confirmado até o momento.