Goiânia terá 300 novos leitos à disposição a partir desta quarta-feira

Nesta terça-feira, 11, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai entregar os primeiros leitos montados no Hospital das Clínicas Covid (HCC). Ao todo serão até 100 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 200 novas enfermeiras no Hospital das Clínicas (HC) para o tratamento da Covid-19.

A empresa contratada para estruturação das unidades foi selecionada após pregão eletrônico realizado na modalidade de Processo Licitatório em julho, o contrato tem duração até setembro.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Fátima Mrué, explica que no início serão disponibilizados 30 leitos de UTI e 30 de enfermaria para reforçar a assistência à população, mas se houver necessidade até 100 leitos de UTI podem ser montados.

Com as novas aquisições, Goiânia possui 230 salas de UTI, que podem chegar a 300; além de 244 enfermarias, que podem chegar a 414, se houver necessidade. Os 714 novos leitos contratados busca, garantir os pacientes aguardem por uma internação na capital.

O reforço foi realizado após o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, junto à Câmara Municipal, que destinou R$ 19 milhões das emendas impositivas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

A partir desta primeira semana cerca de 300 profissionais entre equipes médica, de enfermagem, multiprofissional, administrativa, de nutrição e apoio atuarão no HCC. Se a unidade oferecer os 300 leitos previstos, o número de servidores pode chegar a 1.500.

A unidade conta com um médico intensivista responsável a cada 10 leitos de UTI, além de infectologistas e anestesiologistas. Será ofertado um respirador para cada dois leitos. Os números de aparelhagem e profissionais seguem as normas técnicas.

A contratação ocorre por meio de um convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que cede à Prefeitura de Goiânia parte do HC, nunca utilizada, para que a Secretaria Municipal de Saúde instale os leitos 100% públicos para tratamento da Covid-19. O local possuirá tomógrafo e centro cirúrgico para o caso de necessidade.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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