Goiânia terá 300 novos leitos à disposição a partir desta quarta-feira

Com as novas aquisições, Goiânia possui 230 salas de UTI

Nesta terça-feira, 11, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai entregar os primeiros leitos montados no Hospital das Clínicas Covid (HCC). Ao todo serão até 100 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 200 novas enfermeiras no Hospital das Clínicas (HC) para o tratamento da Covid-19.

A empresa contratada para estruturação das unidades foi selecionada após pregão eletrônico realizado na modalidade de Processo Licitatório em julho, o contrato tem duração até setembro.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Fátima Mrué, explica que no início serão disponibilizados 30 leitos de UTI e 30 de enfermaria para reforçar a assistência à população, mas se houver necessidade até 100 leitos de UTI podem ser montados.

Com as novas aquisições, Goiânia possui 230 salas de UTI, que podem chegar a 300; além de 244 enfermarias, que podem chegar a 414, se houver necessidade. Os 714 novos leitos contratados busca, garantir os pacientes aguardem por uma internação na capital.

O reforço foi realizado após o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, junto à Câmara Municipal, que destinou R$ 19 milhões das emendas impositivas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

A partir desta primeira semana cerca de 300 profissionais entre equipes médica, de enfermagem, multiprofissional, administrativa, de nutrição e apoio atuarão no HCC. Se a unidade oferecer os 300 leitos previstos, o número de servidores pode chegar a 1.500.

A unidade conta com um médico intensivista responsável a cada 10 leitos de UTI, além de infectologistas e anestesiologistas. Será ofertado um respirador para cada dois leitos. Os números de aparelhagem e profissionais seguem as normas técnicas.

A contratação ocorre por meio de um convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que cede à Prefeitura de Goiânia parte do HC, nunca utilizada, para que a Secretaria Municipal de Saúde instale os leitos 100% públicos para tratamento da Covid-19. O local possuirá tomógrafo e centro cirúrgico para o caso de necessidade.

Tags: