Foi sanciona nesta quinta-feira (13), a lei que permite a criação da Unidade Ambiental de Saúde e Bem Estar Animal na Capital. Durante a assinatura, Iris destacou a importância do projeto para o desenvolvimento humanitário na Capital. ‘Vamos utilizar recursos da Amma [Agência Municipal do Meio Ambiente] para garantir o atendimento para estes animais.”
O hospital público veterinário vai atender animais domésticos, nativos ou exóticos de todos os tamanhos, que estiverem abandonados ou que pertençam a tutores sem condições financeiras para pagar tratamentos ou ações preventivas, além de animais que forem encaminhados por órgãos públicos, ONGs ou protetores.
Segundo o autor do projeto, vereador Zander Fábio, a proposta é oferecer atendimento hospitalar (como cirúrgico e internação), atendimento emergencial 24h, vacinação, castração, resgate de animais vítimas de acidentes, fisioterapia, adestramento, atendimento farmacológico e realizar exames laboratoriais. Na oportunidade, ele agradeceu ao prefeito pela sensibilidade e importante legado que deixa para proteção de animais.
O projeto prevê ainda o acesso pago aos atendimentos para tutores que não forem de baixa renda, com valores abaixo dos praticados nas clínicas particulares. A verba arrecadada será revertida ao Fundo Ambiental de Proteção de Bem Estar Animal.