Em Goiânia, mais de 8,7 mil trabalhadores da Saúde já foram vacinados contra Covid-19 e outros 22,5 mil estão agendados até a próxima terça-feira, 02 de fevereiro. Esses profissionais trabalham em hospitais públicos, particulares, filantrópicos e unidades de urgência do município de Goiânia que atuam no combate da Covid-19.
As doses da vacina CoronaVac estão sendo distribuídas em mais de 50 instituições. Entre os maiores hospitais estão o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), com 3.630 trabalhadores; Hospital das Clínicas (HC), com 3.375; Hospital de Urgências de Goiânia, com 2.227 trabalhadores, e Hospital Materno Infantil (HMI), com 1.750.
Nesta terça-feira, 26, começaram a ser vacinados os trabalhadores da Atenção Primária, que também estão agendados para a próxima semana.
Conforme o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, a vacina chegará a todos profissionais da Saúde. “Não importa se estão atuando em segmentos públicos, privados ou filantrópicos, o importante é que toda equipe que está trabalhando contra o novo coronavírus seja imunizada de forma igualitária. É isso que estamos garantindo com esse agendamento”, afirmou.
Copeira do Hospital Santa Helena, Iva Alves Claro, 63 anos, foi uma das primeiras pessoas a ser vacinada na unidade. “Estou emocionada e me sinto privilegiada, porque um monte de gente tá correndo atrás dessa vacina e eu estou tendo a oportunidade”, comemorou.
Goiânia recebeu mais de 52 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 30.160 da CoronaVac e 22 mil da AstraZeneca. Esse total é o suficiente para vacinar cerca de 67% dos 77 mil trabalhadores que atuam na capital.