Home»Cotidiano»Goiânia: Terminal Isidória funcionará em novo local a partir de agosto

Após a transferência das operações, a Prefeitura iniciará a construção da nova estação, que fará a integração do BRT com os ônibus comuns

0
Shares
Pinterest Google+ Whatsapp
(62) 9 8219-1904 Fale com o Diário do Estado

A Prefeitura de Goiânia iniciou ontem, 17, a montagem da estrutura metálica do terminal Isidória provisório, que está sendo construído na Alameda João Elias, pouco abaixo de onde funciona atualmente. A expectativa é de que no início de agosto a operação das linhas seja transferida para o local até a construção da estação de integração do BRT.

O terminal provisório terá 160 m de comprimento, com cobertura de 8 m de altura e capacidade para receber 10 ônibus simultaneamente, das 19 linhas que operam no local (11 nascem no terminal e 8 passam pelas plataformas).

Além das plataformas de embarque e desembarque, no local também terão as cabines de bilheterias, sanitários e o prédio da administração.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, o funcionamento do novo local foi minuciosamente estudado, não só pelas empresas que operam as linhas que utilizam o terminal, como também pela CMTC, SMT e Metrobus “a fim de prevenir quaisquer problemas, quando os serviços forem transferidos”.

Novo Terminal Isidória
O Terminal Isidória é um dos seis que passarão a integrar o sistema do BRT Norte-Sul. Tão logo as operações sejam transferidas para o local provisório, o Consórcio responsável dará início às obras de construção de um novo terminal totalmente remodelado, atendendo ao projeto do BRT, que sairá da Rua 90 e entrará diretamente na nova estação para os embarques e desembarques dos passageiros. A construção conta com orçamento na ordem de R$ 12 milhões, já incluindo as obras do provisório e tem prazo de 12 meses para ser concluída.

De acordo com o projeto, o novo Terminal terá 16.500 m² de área construída e contará com plataformas para atender o BRT e os ônibus comuns, que fazem a integração das linhas. Contará também com quiosques de alimentação e utilidades.

Strip Center
O secretário Dolzonan Mattos antecipa que, com a operação das linhas retornando ao novo Terminal Isidória, a intenção é aproveitar a base da estrutura provisória e discutir com os moradores e os lojistas para a instalação de um centro comercial no local, contribuindo para o desenvolvimento do setor e de toda a região.

“É um desperdício de dinheiro público derrubar essa estrutura, depois de sua serventia, então, a intenção é realmente conversar com lojistas e moradores para transformar o espaço num centro comercial, com um mix de lojas e incrementar o comércio e a prestação de serviços, num local agradável e acolhedor”, resume o secretário.

BRT Norte-Sul
O Norte-Sul tem uma extensão de 21,7 km, do terminal Recanto do Bosque, na região Norte de Goiânia até o terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia. É composto por duas trincheiras, oito terminais de integração aos ônibus comuns e 30 estações de embarque e desembarque.

Com 16 meses de trabalhos ininterruptos, já foram construídos 40,94% do sistema, que será entregue em outubro do próximo ano.

As obras começaram em março de 2015, mas, por divergências entre a Prefeitura, Caixa Econômica Federal e órgãos de controle, sofreram uma paralisação de oito meses e foram retomadas em março do ano passado, após assinatura de um TAC entre o Ministério Público e os órgãos envolvidos.

Linhas que nascem no terminal Isidória
002 – Pq. Atheneu / Centro / Rodoviária
014 – Pq. Atheneu / Campinas
183 – T. Isidória / Vila Sul
185 – T. Isidória / Avenida E / PUC
198 – T. Isidória / Vl. Alto da Glória / Jd. Vitória
203 – T. Isidória / Av. W – 5 / Santa Luzia
565 – T. Isidória / Jd. dos Buritis – Via BR – 153
568 – T. Isidória / Res. Pq. Flamboyant / Jd. Bela Vista
650 – Circular Sul – Via BR – 153
651 – Circular Sul – Via Veiga Jd.
934 – T. Isidóra / Paço Municípal / T. N. Mundo / Rec. das M. Gerais

Linhas que passam pelo terminal Isidória
6 – T. Veiga Jd. / Zoroastro / Centro
7 – T. Vl. Brasília / Centro / Rodoviária
9 – T. Pe. Pelágio / Av. Castelo Branco / T. Isidória
15 – T. Pç. A / Flamboyant – Via T. Isidória
20 – T. Garavelo / T. Bíblia – Via T. Isidória
25 – T. Bandeiras / T – 63 / T. Isidória
612 – Direto / T. Garavelo / T. Bíblia
616 – Direto / T. Veiga Jd. / T. Isidória – Via T. Cruzeiro

Newsletter do Jornal Diário do Estado – Assine já!

Comente á vontade!