Press "Enter" to skip to content

Goiânia vai testar trabalhadores da região da 44

Nesta semana, a testagem de antígeno da Covid-19 realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será dedicada aos trabalhadores da região da 44. Para conseguir atender um maior número possível de pessoas, os testes serão realizados em dois dias: nesta terça e quarta-feira (8 e 9/12), das 8h às 17h, no estacionamento do Mega Moda da rua 67 B. Como são pessoas que já estão no local, o teste será oferecido apenas na modalidade pedestre e não haverá necessidade de agendamento.

“A 44 é uma região que recebe trabalhadores de toda Goiânia e que estão em contato com muita gente, por isso, decidimos priorizá-los esta semana”, explica da secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué. A secretária destaca também que o principal objetivo da testagem continua o mesmo. “Nossa meta, e isso tem dado certo, é identificar as pessoas que estão com Covid-19 e que não apresentam sintomas. Sem querer, elas acabam passando o vírus para outras pessoas. Quando evitamos que continuem circulando, quebramos a cadeia transmissora do vírus”, diz.

A exemplo do que já vem ocorrendo, o trabalhador que testar positivo passará pelo médico no local da testagem. Quem tiver resultado negativo poderá tomar a vacina contra febre amarela, mas precisa apresentar o cartão de vacinas. A dose é indicada para pessoas entre 9 meses e 59 anos.

Podem realizar o teste pessoas acima de 12 anos e que não apresentem sintomas. Quem estiver sintomático deve procurar uma unidade de saúde, ou agendar a coleta domiciliar pelos telefones da Central Humanizada de Orientações sobre Covid-19 (3267-6123 e 98599-0200). O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz com swab, espécie de hastes flexíveis. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.

Balanço testagem

Desde o início da testagem ampliada da população no dia 05/08, Goiânia já testou 101.392 pessoas, sendo que 11.872 tiveram resultado positivo para a Covid-19, 11,7% do total. Considerando todo tipo de testagem já foram mais de 253 mil pessoas testadas na capital.