Goiânia volta a vacinar gestantes sem comormidade contra Covid

A Prefeitura de Goiânia confirmou que retomará, a partir desta quinta-feira (17), a vacinação contra Covid-19 em gestantes sem comorbidades. A imunização desse grupo, que foi paralisada em maio deste ano após decisão do Ministério da Saúde, vai ocorrer na Área I da PUC Goiás das 8h às 16h, no setor Leste Universitário.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a retomada da vacinação de grávidas sem comorbidades foi decidida em reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) estadual, ocorrida nesta quarta feira (16). A diretora da Vigilância Epidemiológica, Grecia Pessoni, ressaltou a quantidade de mortes de gestantes na capital por Covid-19, assim como a necessidade de proteção desse grupo.

“Somente este ano, 12 gestantes foram a óbito devido a Covid-19, ou seja, não há dúvidas de que elas precisam dessa proteção. Portanto só temos a comemorar com essa retomada”, declarou. A SMS destacou, ainda, que a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) liberou a vacinação para gestantes com os imunobiológicos Pfizer e Coronavac.

Para se vacinar, a grávida precisa apresentar um comprovante de gestação, além do endereço de Goiânia. Não há necessidade de agendamento. Vale lembrar, a imunização de pessoas a partir de 52 anos continua.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp