Goiano conquista prata em Copa do Mundo de Física na China

“Esta foi uma grande responsabilidade e me sinto muito feliz por essa chance de carregar a bandeira do País em uma competição que envolve o mundo inteiro. Demos o nosso melhor e estamos fazendo história com a mais alta prata”

A seleção brasileira de futebol pode não ter se destacado na Copa do Mundo 2018 da FIFA, mas cinco jovens brasileiros estudantes do Ensino Médio conquistaram a medalha de prata na competição científica mundial. Merece destaque o capitão do time brasileiro, Vinicius de Alcântara Névoa, 16 anos, aluno do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Arena, escola parceira do Sistema de Ensino Poliedro em Goiânia, que integrou a equipe que venceu o IYPT Brasil e liderou a melhor equipe da história do Brasil na Copa do Mundo de Física.

Esta é a maior nota e o melhor resultado histórico do Brasil no International Young Physicists’ Tournament (IYPT), realizado em Pequim, na China, o que assegura ao país a posição de protagonismo no cenário internacional. Por não ser excludente, o torneio reconhece os vencedores pela soma das notas. Sendo assim, foram entregues quatro medalhas de ouro aos times de Singapura, China, Coreia e Alemanha. Na 5ª posição, o Brasil somou a mais alta pontuação entre as equipes medalhistas de prata (que ocupam do 5º ao 8º lugar no ranking), desbancando tradicionais campeões como Suíça, Polônia e Suécia.

Após ver sua equipe ser campeã geral da disputa nacional, o estudante goianiense se destaca. O jovem comemora a conquista. “Esta foi uma grande responsabilidade e me sinto muito feliz por essa chance de carregar a bandeira do País em uma competição que envolve o mundo inteiro. Demos o nosso melhor e estamos fazendo história com a mais alta prata”, destaca.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos