Press "Enter" to skip to content

Após três dias tentando, goiano atravessa fronteira e deixa a Ucrânia

Última atualização 28/02/2022 | 13:12

Depois de três dias de tentativas, o goiano Gabriel Costa, de 27 anos, conseguiu atravessar a fronteira da Ucrânia com a Moldávia, neste domingo (28), no fim da manhã, pelo horário de Brasília. Agora, Gabriel e a amiga, Cristiane Nedashkovskaya, nascida em Belém do Pará, tentarão chegar à Romênia para fugir da guerra.

“Eu estou ultra, mega feliz. A gente recebeu informações de uma fronteira que está no sul da Moldávia. Então, a gente vai lá para pegar uma fronteira e passar para a Romênia, para a União Europeia”, relatou Gabriel em vídeo enviado à reportagem do DE, logo após sair da Ucrânia e passar para território do país vizinho.

Segundo Gabriel, pessoas já ofereceram casas para que os brasileiros possam se abrigar. “A gente tem casa na Romênia, na Alemanha” relatou, entusiasmado por conseguir sair do território ucraniano. “Nosso próximo desafio é passar para a União Europeia, para a Romênia, e depois a gente vai decidir exatamente para onde vai”, explicou. Em rede social, Cristiane publicou uma foto da fronteira. “Eu vou, mas muito em breve estarei de volta, Ucrânia”, escreveu.

Saga para sair da Ucrânia

Depois de 30 horas esperando na fronteira da Ucrânia com a Romênia, o gerente de contas, nascido em Goiás, havia desistido de sair do território ucraniano madrugada desta segunda-feira (28).

Gabriel e Cristiane aguardavam na fila de carros que se formou na fronteira, quando o goiano decidiu acompanhar uma jovem, a pé, até a fronteira. “A Dasha tem problema de saúde e a gente decidiu que eu vou levar as malas dela andando. A gente vai tentar passar ela e a Cris vai ficar no carro esperando”, relatou em rede social.

Depois de caminharem uma hora e meia, Gabriel descobriu que a fronteira estava fechada para carros. Só passavam algumas pessoas andando, lentamente, e a previsão de espera para quem aguardava em veículos era de quatro dias. Por isso, os brasileiros retornaram a Chernivtsi, cidade da Ucrânia, e conseguiram uma casa para se abrigar e comer, antes de retomar a tentativa de fuga da guerra, nesta segunda-feira (28). Gabriel vive na Ucrânia há três anos e tenta escapar dos conflitos deste sábado (26), quando deixou a capital Kiev.