Goiano é convocado para a Copa do Mundo de Futebol de Amputados

Valdo Firmino futebol de amputados

Um goiano foi convocado a defender as cores da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol de Amputados, entre 30 de setembro e 9 de outubro, na Turquia. Valdo Firmino, de 26 anos, é volante da Aparecidense/Adfego e terá a oportunidade de representar o Brasil em uma competição internacional. O Diário do Estado conversou com o jogador, que contou a respeito de sua trajetória e a expectativa para o Mundial.

O processo de reabilitação

9 de julho de 2016. Essa foi a data em que Valdo sofreu um acidente, perdendo a perna direita. Nos meses que sucederam o infeliz acontecimento, ele, que é natural de Aparecida de Goiânia, passou a entrar em um processo de reabilitação. O objetivo era fazer uma prótese.

Em 2017, Valdo recebeu convite para conhecer a modalidade de futebol de amputados. Assim que cicatrizou-se, o goiano começou a treinar.

“No início, era mesmo só diversão. Eu não sabia que tinha Seleção Brasileira, mas depois descobri que tinha Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, várias competições nacionais. A partir do momento que eu descobri, comecei a me destacar e tive a minha primeira convocação”, descreve.

Então, Valdo começou a focar mais nos treinos e a se dedicar mais ao futebol de amputados. Desta forma, ele recebeu convocações para jogar pelo Brasil no Sul-Americano e na Copa das Confederações. No entanto, por lesões no tornozelo, ele não conseguiu participar e até hoje jamais disputou uma competição oficial pela Seleção Brasileira.

Copa do Mundo de Futebol de Amputados

A grande chance de Valdo reside na Copa do Mundo de Futebol de Amputados. O torneio reúne 24 seleções de cinco continentes diferentes, e o Brasil é um dos favoritos ao título.

“É um sonho realizado. O sonho de qualquer ser humano é defender o seu país, sua bandeira, sua pátria, sua honra. Não tem preço, não tenho palavras para descrever”, explica Valdo.

O seu maior sonho agora é continuar treinando, visando sempre se manter na Seleção. Os desafios são grandes, como a falta de visibilidade e patrocínio. Entretanto, Valdo se mantém focado na missão de fazer história. “Agora é agarrar essa oportunidade com unhas e dentes e estaremos lá, firmes e fortes”, finaliza.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Janela de transferências: Neymar, Cristiano Ronaldo e outros craques livres para pré-contrato com novos clubes

De Neymar a Cristiano Ronaldo: veja craques que podem assinar pré-contrato com outros clubes

Com a virada do ano, surgem oportunidades de negociação no futebol europeu, onde jogadores com contratos válidos até metade de 2025 podem iniciar acordos com novos clubes para a próxima temporada, de acordo com as regras da Fifa. Imagina contratar Neymar, Cristiano Ronaldo, Salah e Kevin De Bruyne sem custo? Pois esses são alguns dos craques que estão nos últimos meses de seus contratos. O ge listou alguns atletas que estarão livres para fazer acordos iniciais a partir deste primeiro dia de janeiro:

NEYMAR

Com contrato assinado até junho deste ano com o Al-Hilal, Neymar enfrentou uma série de lesões desde sua chegada ao clube, incluindo a grave ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Após mais de 12 meses afastado dos gramados, o jogador retornou em outubro deste ano, mas uma nova lesão na parte posterior da coxa direita o impediu de participar de jogos oficiais em 2024. Com rumores de uma possível rescisão de contrato em janeiro, Neymar segue treinando com o elenco e se prepara para o Super Mundial de Clubes.

CRISTIANO RONALDO

O atacante português chegou ao Al-Nassr em dezembro de 2022 e se destacou no clube, sendo o maior artilheiro de uma edição da Saudi Pro League e o primeiro goleador de quatro ligas nacionais diferentes. Embora tenha manifestado o desejo de se aposentar no clube, o futuro de Cristiano começa a se definir a partir de 2025, podendo negociar um novo contrato ou uma renovação com o Al-Nassr, que ainda não foi concretizada.

SALAH

O futuro de Salah com o Liverpool também é incerto, apesar de ter contrato até junho de 2025. Após fechar 2024 como líder em gols mais assistências na Europa, o jogador mencionou que a renovação com o clube inglês ainda está distante. Com seu destino em aberto, Salah pode ser alvo de especulações e negociações na próxima janela de transferências.

ALEXANDER-ARNOLD

Ao lado de Salah, o lateral de 26 anos ainda não tem seu futuro confirmado no Liverpool. Com rumores de que deseja jogar no Real Madrid, Arnold pode estar próximo de uma mudança de clube, uma vez que seu contrato com os Reds se encerra no meio do ano. No entanto, o jogador prefere não forçar uma saída antecipada para manter a boa relação com o clube.

KEVIN DE BRUYNE

O meia do Manchester City é outro nome que promete movimentar a próxima janela de transferências. Especulado em um possível contrato com o Al-Ittihad, De Bruyne é alvo de atenção, pois o clube inglês não deseja perdê-lo sem uma compensação financeira. Com seu contrato se encerrando em breve, o futuro do jogador pode ser definido nos próximos meses.

VIRGIL VAN DIJK

Referência na defesa do Liverpool, Van Dijk pode se despedir do clube após seis temporadas. Com seu contrato válido até metade de 2025, o jogador evitou fazer projeções sobre seu futuro, mas sua saída pode estar próxima com a mudança de treinador. A expectativa é de que seu destino seja decidido nos próximos meses.

DANILO

Na Juventus, Danilo está fora dos planos do treinador e pode negociar seu futuro fora de Turim, uma vez que seu contrato se encerra na metade do ano. Entre rumores de uma possível saída para o Napoli, o jogador se prepara para definir seu novo destino após o término da temporada.

JOSHUA KIMMICH

Jogando pelo Bayern de Munique desde 2015, Kimmich é um dos principais jogadores do clube. Com seu contrato se encerrando na metade deste ano, o interesse em sua renovação é evidente, tendo a direção solicitado uma resposta até os primeiros dias de 2025. O futuro do jogador pode ser definido em breve.

LEROY SANÉ E ALPHONSO DAVIES

Sané e Davies, também no Bayern de Munique, têm contratos válidos até metade do ano e não fazem parte dos planos do clube. Com interesse de clubes europeus, os jogadores podem estar em busca de novos destinos, podendo se juntar a equipes como Real Madrid e Barcelona. A partir de janeiro, suas futuras transferências podem ser oficializadas, movimentando o mercado da bola.

A abertura da janela de transferências traz a expectativa de mudanças significativas no futebol, com jogadores renomados como Neymar, Cristiano Ronaldo, Salah, Kevin De Bruyne e outros nomes de destaque, podendo assinar pré-contratos com novos clubes. Os próximos meses prometem ser agitados, com negociações e especulações que podem mudar o cenário do esporte mundial.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp