Press "Enter" to skip to content

Goiano quebra recorde mundial ao pescar peixe com mais de 70 quilos

Última atualização 17/04/2023 | 12:09

Um empresário goiano quebrou um recorde mundial ao pescar uma pirarara de 1,4 metro e mais de 70 quilos. Antônio Pedro, de 26 anos, fisgou o peixe de água doce no Rio Xingu, em uma terra indígena de Mato Grosso.

Segundo Antônio, a pesca aconteceu no ano passado, mas o recorde apenas foi reconhecido em dezembro pela International Game Fish Association (IGFA). Ele afirmou também que a tentativa de recorde já durava 10 anos e que chegou ao local sabendo qual o peixe que precisavam pescar.

“Estou neste ramo desde muito tempo. Saímos de Goiânia e pegamos mais de mil quilômetros e, quando chegamos lá, eles [indígenas] falaram que tinham peixes fora do normal. Já tinha em mente o tamanho do recorde passado e o tamanho do peixe que precisava pegar”, disse ao jornal.

O recorde anterior pertencia a outro brasileiro, porém em dimensões bem menores que o peixe fisgado, tendo uma diferença de sete centímetros e 30 quilos a menos.

Susto

O peixe fisgado se tratava de um pirarara, nativo das bacias do Rio Amazonas, Tocantins e Araguaia. Segundo Antônio, ao pescar o peixe, ele teve um grande susto e o sonho quase teve um fim após o animal ter sido fisgado com apenas um anzol no canto do banco. Ao ser colocado dentro da canoa, o peixe teria soltado o anzol da boca e quase escapulido.

O pirarara demorou cerca de três minutos para ser retirado de dentro da água e passou por diversas etapas para conseguir bater o recorde. Antônio conta que foi preciso medir, pesar e registrar cada momento do animal sem a ajuda de terceiro.

O pescador espera agora seguir com recordes na pesca de peixes, como tucunaré amarelo, tucunaré azul e tucunaré açu.