Press "Enter" to skip to content

Goianos enfrentam calor e chuva nesta sexta-feira, 10

Última atualização 09/03/2023 | 18:12

O tempo em Goiás será marcado por altas temperaturas e grande chance de pancadas típicas de verão nesta sexta-feira, 10. A previsão do tempo está baseada no aumento no transporte de umidade sobre o estado. A combinação com o calor favorecerá a formação de áreas de instabilidade, que devem incluir rajadas de vento e raios.

 

De acordo com o prognóstico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a capital deve ter variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas. Os termômetros podem chegar a marcar 30ºC e a umidade relativa do ar deve variar entre 45% a 95%. A perspectiva é a mesma para o fim de semana. O verão chuvoso se estende até o mês de março, a partir de quando as pancadas começam a ficar mais escassas.  

A orientação das autoridades é que a população não se abrigue debaixo de árvores pela chance de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, em caso de rajadas de vento. Outra recomendação é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Goiás podem ser acionados durante as tempestades, se necessário, pelos telefones 199 e 193, respectivamente.

Efeitos negativos

 

A temporada de chuva parece ter sido mais intensa neste ano, mas os dados do Inmet apontam que a quantidade registrada ficou dentro da média em fevereiro. Ao todo, a capital goiana registrou 12 dias de chuva, totalizando 236,5 mm. Além dos prejuízos financeiros, o risco para a saúde humana é alto. Para evitar ou minimizar o impacto desses efeitos climáticos, um alerta com informações preventivas foi emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). 

A maior preocupação é com as doenças causadas pela enchentes decorrentes das tempestades. A água suja pode ter sido contaminada através de esgoto e dejetos de animais, como ratos.  O tétano e a leptospirose costumam ter mais registros médicos após inundações dentro e fora de Goiás. Os alimentos também podem ser tornar uma fonte de transmissão de microrganismos que afetam o corpo humano, o que torna necessário adotar duas precauções.