Press "Enter" to skip to content

Goianos reclamam de problemas para emitir e renovar o passaporte

Última atualização 12/07/2022 | 13:01

A demora para emissão e revalidação de passaportes está sendo motivo de reclamações entre os goianos. O pedido feito à Polícia Federal (PF) e agendamento para atendimento presencial no Vapt Vupt estão chegando a dois meses, em alguns casos. A fila de espera, no entanto, não estaria relacionada à atualização do modelo do documento lançado oficialmente há cerca de duas semanas. 

A representante comercial Márcia Soares, 46 anos, está bastante chateada. Nesta segunda-feira, 11, ela conseguiu agendamento na PF, mas apenas para setembro. Moradora de Anápolis, ela tenta desde 2021 a identificação oficial de viajantes porque não apareciam via online datas para atendimento na delegacia da cidade. 

No caso da auxiliar financeira Hayna Sperling, o processo foi iniciado na capital em março e a entrega do documento somente em maio. Ela afirma que as etapas são burocráticas e a confecção do documento também leva bastante tempo. As fases incluem uma solicitação de passaporte no site da PF e pagamento de uma taxa para liberação do agendamento eletrônico que informará uma data em que o interessado levará presencialmente a documentação pessoal.

“Acessei a Internet no site da PF, passei os dados para emissão do passaporte, fiz o cadastro e saiu um boleto com prazo de um mês para o pagamento. Eu quitei em dois dias e entrei no site do Vapt Vupt para marcar a entrega dos documentos em uma das agências. Consegui, mas somente dali a um mês e ainda demorou 15 a 20 para eu ter o documentos em mãos“, relembra Hayna.

Parte da explicação seria a flexibilização das viagens internacionais e mudança de brasileiros para o exterior. No ano passado foi registrado o maior número de nacionais que saíram do País e não retornaram, segundo dados da PF. As estatísticas apontam que o índice foi de 17%, bastante acima do mais alto notificado até então, que era de 7% em 2010. Entre janeiro e julho deste ano foram 34.563 passaportes emitidos nas duas unidades do Vapt Vupt que disponibilizam o serviço.

A reportagem do Diário do Estado entrou em contato com a assessoria do Vapt Vupt questionando a demora. Eles informaram que o agendamento para emissão de passaporte sempre foi feito diretamente pelo site da PF e cabe a eles apenas a emissão e entrega. A assessoria da PF foi contactada por email e por whatsapp às 13h40 e por cinco tentativas de ligações até às 14h38, mas não retornou contato até a publicação desta edição.

Novo modelo

O passaporte estará de cara nova a partir de setembro já que o governo brasileiro apresentou no final de junho o novo modelo emitido para primeira via e troca após o vencimento. A promessa é de que o documento atualizado tenha se tornado mais seguro. 

A taxa para emissão permanece em R$ 257,25, mas sobe para R$ 334,42 em situações como urgência e emergências (comprovada a necessidade extraordinária ligada a trabalho, estudo, saúde, ajuda humanitária, catástrofes naturais ou situações que não poderiam ser previstas pelo interessado) ou se o documento estiver vencido.

Novo modelo de passaporte não teria relação com a fila de espera porque problemas estariam ocorrendo desde o fim de 2021. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)