A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul será o próximo grande evento astronômico do mês. Os goianos terão visão privilegiada do fenômeno, por conta da localização do radiante. O pico do evento será na madrugada desta quinta, 28, para sexta, 29.
Uma chuva de meteoros para observar
A chuva de meteoros é um fenômeno dado quando a Terra passa pelo caminho ou pela rota de detritos de antigos cometas e asteroides. A gravidade da Terra atrai esses corpos para o centro, provocando riscos luminosos no céu com a alcunha de chuva de meteoros.
A explicação é do astrônomo cultural Clayton Gubio dos Santos, do Instituto Gunstar Team, de Goiânia. De acordo com ele, as chuvas de meteoros são totalmente inofensivas para a sociedade.
“Tratam-se apenas de fenômenos luminosos muito exóticos e belos”, comenta o profissional.
Segundo o astrônomo cultural, as chuvas de meteoros possuem radiantes, as regiões do céu em que os meteoros se irradiam. A Delta Aquáridas do Sul fica na Constelação de Aquário, com 20 a 60 meteoros por hora. Por conta de sua localização, o Hemisfério Sul tem uma visão privilegiada, especialmente em Goiânia, por causa da latitude.
A dica de Clayton para observar o fenômeno é procurar locais afastados de luzes artificiais, pois ele é melhor observado a olho nu. O astrônomo complementa que a Delta Aquáridas do Sul atingirá o seu pico nesta madrugada e, quanto mais próximo do nascer do Sol, melhor.
Para os fãs de astronomia, os céus continuarão reservando eventos interessantes nas semanas subsequentes. “O próximo evento astronômico vai ser a lua cheia de agosto, uma das melhores do ano. Temos também a chuva de meteoros Perseidas, que também é em agosto. Mas, neste ano, ela não vai estar tão legal, exatamente porque a lua vai estar cheia”, finaliza.