Goiás está dando um salto histórico rumo à mobilidade sustentável. A entrega das 19 estações revitalizadas do BRT Leste-Oeste, aliada à entrada em circulação de 28 novos ônibus — sendo seis elétricos articulados e 22 modelos Euro VI nas linhas alimentadoras — marca uma etapa decisiva na modernização do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.
Os novos veículos representam um avanço expressivo na transição energética: 100% movidos a eletricidade, os articulados oferecem mais conforto e tecnologia, além de contribuírem para a redução da emissão de poluentes e do ruído urbano. Com a chegada dos elétricos e dos modelos Euro VI, que seguem padrões europeus rigorosos de controle de emissões, Goiânia e sua região metropolitana passam a contar com um sistema mais limpo, moderno e eficiente.
O plano, que já está em prática, é ambicioso e coloca Goiás na vanguarda da mobilidade sustentável. O BRT Leste-Oeste contará com 130 veículos movidos a energia limpa e renovável, sendo 50 elétricos, 32 a biometano e 48 Euro VI — todos projetados para reduzir drasticamente a emissão de poluentes e melhorar a qualidade do ar. Mesmo com todos os investimentos e inovações no transporte coletivo, o valor da passagem permanece congelado em R$ 4,30 desde 2019, graças ao subsídio do Governo de Goiás — e seguirá sem aumento.
A substituição gradual da frota a diesel por veículos de baixa ou zero emissão contribui diretamente para diminuir a poluição atmosférica, reduzir o efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas, além de proporcionar uma experiência de transporte mais silenciosa e confortável para os passageiros e para quem vive nas áreas de circulação.
Entre as inovações, Goiânia será a primeira cidade do mundo a operar regularmente uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. Com 28 metros de comprimento, tecnologia de ponta e autonomia para atender grandes distâncias sem recarga, esses veículos unem eficiência energética e alta capacidade de transporte, garantindo deslocamentos mais rápidos, limpos e sustentáveis. Essa mudança representa não apenas um marco para a mobilidade urbana, mas também um compromisso concreto com o futuro ambiental da Região Metropolitana.
Além da renovação da frota, o transporte coletivo ganhará mais velocidade e eficiência com o processo de metronização, que utiliza inteligência artificial para ajustar semáforos em tempo real, priorizando a passagem dos ônibus. A tecnologia já está em funcionamento em alguns trechos e será expandida para 240 quilômetros, garantindo viagens até 40% mais rápidas.
As melhorias estruturais também alcançam a Metrobus, que passou por uma ampla reforma para oferecer mais qualidade e funcionalidade aos serviços. Tudo isso faz parte de um projeto de modernização iniciado em 2021 e que hoje recoloca o transporte coletivo metropolitano no caminho da eficiência, da sustentabilidade e da qualidade de vida para mais de 86 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente.